O Governo de Pernambuco encaminhou à Assembleia Legislativa (Alepe), nesta sexta-feira (16), dois Projetos de Lei que visam a valorizar o funcionalismo público estadual. Um dos projetos propõe reajustes salariais para servidores de seis categorias, incluindo funcionários da Apac, CPRH, UPE (exceto professores), Detran, ATI, peritos criminais e médicos legistas.
O outro projeto trata de um novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) para os servidores do Hemope, permitindo avanços na carreira e melhorando a remuneração através de avaliações de desempenho.
As propostas asseguram que nenhuma categoria receberá reajuste abaixo da inflação, e os acordos foram definidos em mesas de negociação com os sindicatos. Além disso, o novo PCCV do Hemope é uma demanda antiga da categoria, buscando promover uma melhoria contínua na qualificação e remuneração dos servidores.
A governadora Raquel Lyra destacou que a valorização dos servidores é um compromisso da gestão, que já realizou mais de 130 reuniões de negociação com diversas categorias desde o início do ano, resultando em acordos salariais para 88% dos servidores estaduais.