Depois do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), através do seu comandante, o tenente-coronel André Rodrigues, foi a vez da Secretaria de Defesa Social (SDS) se manifestar sobre o caso do assaltante Almir Carvalho Coelho Neto, de 31 anos, que foi conduzido no reboque de uma motocicleta no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, ontem (28).
Num nota à imprensa, a SDS ressalta que o policiamento chegou a tempo de desarmar o assaltante, que já tinha efetuado um disparo. “Um disparo chegou a ser efetuado pelo suspeito, sem ferir ninguém”, diz.
A SDS também afirma que a PMPE “vem recebendo reforços e investimentos importantes de modo a combater a criminalidade em todo o Sertão do São Francisco. O 5º Batalhão, por exemplo, teve sua frota renovada”. Diz, ainda, que “a Companhia de Afrânio estará recebendo, no próximo mês, o incremento de 20 PMs, que também atuarão em Rajada”.
Acompanhe a nota, na íntegra:
Sobre a prisão e remoção de Almir Carvalho Coelho Neto, 31 anos, residente em Casa Nova – BA, que praticou um assalto na manhã desta quarta-feira (28/03), no distrito de Rajada, no município de Petrolina, a Polícia Militar de Pernambuco faz os seguintes esclarecimentos:
– Ao ser acionado, o 5° Batalhão da PM, responsável pelo policiamento ostensivo em Petrolina, Afrânio e Dormentes, atuou de imediato. Chegou a tempo de desarmar e imobilizar o suspeito, que momentos antes, durante a fuga, havia se envolvido em um acidente de trânsito e quebrado a perna. Ele ameaçava a população que o cercava com um revólver calibre 38, arma apreendida pelos dois policiais militares envolvidos na ocorrência. Um disparo chegou a ser efetuado pelo suspeito, sem ferir ninguém.
– Ao conseguir desarmar Almir Carvalho, os policiais protegeram o acusado, uma vez que a população desejava linchá-lo com pedados de madeira e até facões. Pela emergência da situação, em que segundos podem separar a vida da morte, os policiais removeram o suspeito de imediato, utilizando o reboque de uma motocicleta cedida por um morador, no próprio local.
– O suspeito foi encaminhado para o Hospital de Traumas, onde foi submetido a uma cirurgia e passa bem. Ele foi reconhecido pelas vítimas e será autuado por roubo em inquérito aberto pela Delegacia de Plantão de Petrolina. Por determinação do comandante do 5º BPM, tenente-coronel André Rodrigues, foi aberto um procedimento administrativo para apurar o caso.
– A PMPE ressalta ainda que vem recebendo reforços e investimentos importantes de modo a combater a criminalidade em todo o Sertão do São Francisco. O 5º Batalhão, por exemplo, teve sua frota renovada; com a implantação do 2º Biesp, em junho, a região vai receber o reforço de 200 policiais; a Companhia de Afrânio está recebendo, no próximo mês, o incremento de 20 PMs, que também atuarão em Rajada e delegacias da região já estão com equipes completas, com delegados titulares, agentes e escrivães – uma Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), inclusive, já foi instalada no mês passado, na Área Integrada de Segurança (AIS) – 26.
– Resultados desse trabalho e investimentos já estão atestados pelos números: em Petrolina, por exemplo, as ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) tiveram uma redução de mais de 20% entre o primeiro e o semestre de 2017. Em fevereiro deste ano, houve 11 homicídios, contra 21 no mês de janeiro (queda de 47%). Fevereiro de 2018 também teve diminuição de 26% nos CVLIs, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O distrito de Rajada, por exemplo, registrou quatro Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) em todo o ano de 2017, e apenas um em 2018 (citado acima). O último homicídio ocorrido no distrito foi no dia 3 de junho de 2014, na zona rural. Esses resultados não são comemorados, mas animam a tropa a continuar trabalhando, de forma intensa e integrada, para dar mais tranquilidade à população de Petrolina e do Sertão do São Francisco.
Comentário meu:
Quais são esses reforços? Onde está o investimento? Quantas viaturas? Rajada não tem, outras localidades de Petrolina também não. O efetivo diminuído não condiz com a nota do governo que fala e não cita quais avanços e investimentos.
Foi constrangedor o uso da moto com reboque em Rajada, mostrando como trabalham constrangidos e desaparelhados valentes soldados da Policia Militar e Policia Civil de Pernambuco.
Esse governador esta de brincadeira, cade os deputados estaduais e federais da região? Cade o senador Fernando Bezerra Coelho? É uma vergonha a política da nossz cidade. Não tem viaturas pra o maior Distrito de petrolina que é rajada. Ja que não tem políticos na região então pessoa vamos apoiar os de fora. Lucas Ramos e Gonzaga Patriota apareçam.
Realmente essa história é pra boi ir dormir lembra do mini batalhão que vinha pra Afrânio cadê o governador engana e não faz nada cadê os deputados do seu lado Gonzaga odacy Lucas não faz nada e isso não trabalho pra prefeito e nem senadores não.
Ué, o Biesp não teriam 300 policiais? Por que reduziram esse número para 200? O Biesp de Caruaru conta com 300 policiais, inclusive o símbolo deles tem uma imagem de um soldado espartano, talvez uma referência aos 300 de Esparta. Mas como sempre, Petrolina ou não ganha nada, ou, quando ganha, ganha pouco do Governo Estadual.
Engraçado. Se tratam mal um assaltante reclaman, se tratam bem um assaltante reclamam. Tudo depende do posicionamento político e não preocupação pela dignidade humana. Se bem q nesse caso eu preferiria ir no reboque do que naquela gaiolinha quente e apertada das viaturas. Parabéns para a polícia que cumpriu seu papel com viatura ou sem viatura.
Vrdd outra coisa um cidadão trabalhador se sofrer um acidente vai passar mais de um mês na fila de espera para fazer uma cirurgia um ladrão vagabundo é operado no mesmo dia que se acidenta.pessoal vamos tomar vergonha na cara tirar os coelhos do poder eles só apóiam os bandidos como por exemplo o vagabundo do Michel temer ladrão que rouba o nosso dinheiro pra pagar suborno aos deputados pra apoiarem ele tudo ladrão esse ano vamos fazer uma limpa vamos colocar gente nova no poder esses deputados que tem ai hoje nenhum serve para o nosso estado eles só trabalham em benefício próprio. Vamos fazer a diferença nas urnas.
Eles vão aparecer,na próxima eleição pedindo votos e prometendo mais segurança mais educação e blá blá blá…
Os policiais chegaram a pé, como no tempo das volantes atrás de Lampião?
O pior de tudo é abrir procedimento administrativo contra os policiais. O Estado sucateia a polícia e o efetivo é quem é responsabilizado. Uma vergonha essa política de segurança pública.
Pura vergonha cade os governantes do estado em um mundo de tecnologias nossa rajada voltando pra trás policias de reboque pra apreender marginais vergonha