O governador Eduardo Campos entregou, nesta segunda-feira (2), mais uma etapa da Adutora do Pajeú. Desta vez, trata-se do trecho de 18 quilômetros que liga Serra Talhada a Calumbi, ambos no Sertão do Pajeú. A obra vai beneficiar 90 mil famílias na região. “Essa é uma obra muito importante para a região. O empreendimento vai beneficiar 20 cidades do Pajeú e nós estamos entregando ele por etapas. Nos próximos dias, a obra segue na direção de Flores, Carnaíba e Afogados da Ingazeira“, garantiu o governador.
Eduardo explicou que essa é apenas uma das frentes de trabalho e que outras ações estão sendo executadas pelo Governo do Estado. “A adutora chega para os grandes distritos e vilas. Para atender a zona rural, estamos financiando pequenos sistemas de abastecimento, como as cisternas”, enfatizou. A Adutora do Pajeú custou R$ 138 milhões, frutos de parceria entre o Estado e a União.
A cerimônia também contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e de várias outras autoridades políticas. Em sua fala, o ministro enfatizou que a obra é complexa, pois envolve desapropriações. FBC também fez um apelo aos proprietários que ainda precisam negociar suas terras. “Essa adutora vai mudar a vida de muita gente e nós precisamos ser compressivos“, disse o ministro, ressaltando que não há desenvolvimento econômico sem a presença da água.
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, garantiu que a obra vai seguir dialogando com as necessidades da sociedade. “Essa é uma obra estratégica para a região do Pajeú e que está diretamente relacionada com o progresso”, afirmou. Já o prefeito de Calumbi, Erivaldo José, o Joelson, agradeceu o empenho do Governo do Estado com as ações relacionadas à seca. “Estamos passando por uma das piores secas da história. Porém, estamos recebendo todo o apoio que o estado pode dar”, disse o prefeito.
Antes da solenidade, que aconteceu no Centro de Atividades Econômicas de Calumbi, o governador visitou a Estação de Tratamento do município e aprovou as instalações, enfatizando a importância do empreendimento para a população. “Estamos preparando o nosso estado para um futuro tranquilo e equilibrado“, finalizou. (Fonte/foto: Secom PE)