Governo de Pernambuco prorroga medidas restritivas até 6 de junho

por Carlos Britto // 21 de maio de 2021 às 09:40

Foto: Heudes Regis/SEI

O Governo de Pernambuco anunciou que as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus (Covid-19) que vigoram no Estado vão durar por mais 15 dias – até o dia 6 de junho, para conter o avanço da doença. A decisão aconteceu após uma reunião coletiva online, com equipes do governo, no final da tarde de quinta-feira (20).

De acordo com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, o adiamento deve-se ao número crescente de novo casos registrados da Covid-19 e também de mortes pela doença, tanto no Agreste quanto na 2ª Macrorregião, da qual fazem parte as IV e V Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Medidas

Desde o dia 26 de abril, o funcionamento do comércio de praia está permitido de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. A proibição, porém, está mantida nos finais de semana. Além disso, as atividades de maneira geral podem funcionar, nos finais de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só podem funcionar até às 17h. Nos dias de semana, as atividades econômicas em geral continuarão com permissão para funcionar das 10h às 20h.

Restrições no Agreste

O governo havia divulgado, no último sábado (15), as novas medidas restritivas na região do Agreste que já estão em vigor desde terça-feira (18). Durante a semana, as atividades econômicas só poderão funcionar das 5h até as 18h. Já nos próximos dois finais de semana, apenas o funcionamento de supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina estará permitido. As medidas são válidas até o próximo dia 31 e contemplam os municípios da 2ª Macrorregião, da qual fazem parte as IV e V Gerências Regionais de Saúde, com sedes em Caruaru e Garanhuns.

Enquanto nas outras regiões os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tiveram queda ou oscilações abaixo de 5%, no Agreste o aumento foi acima dos 10%. Nas solicitações de leitos de UTI, a Central de Regulação detectou um aumento de 15% nas solicitações da 2ª Macrorregião na semana passada, enquanto o aumento no Estado foi de 3%. Já nesta semana, do domingo (16) até a última quarta-feira (19) foram registradas 108 solicitações de internação a mais em todo o Estado, comparando com os primeiros quatro dias da semana passada, com um aumento de 12,7%.

No Agreste, foram 64 solicitações a mais no período, um crescimento de 40%. Por conta destes dados, desde a última terça-feira (18.05) o Governo do Estado intensificou as medidas restritivas na região, reduzindo o horário de funcionamento das atividades durante a semana e permitindo somente as atividades básicas nos finais de semana. (Fonte: Folha de PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários