O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, encerrou no Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, as ações de prevenção e conscientização das DST/Aids no período de Carnaval. Padilha também participa de atividades da campanha em São Paulo, no Recife, em Olinda e Salvador.
Para o carnaval deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados e municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Segundo informações do Ministério da Saúde, ao todo, até o final do ano, o governo pretende distribuir, em todo o país, mais 700 milhões de preservativos.
Este ano a campanha tem como tema “A Vida É Melhor sem Aids. Proteja-se: Use Sempre A Camisinha”. Com ela, o governo pretende chamar a atenção para o risco da falta do preservativo na hora da relação sexual. Embora a doença no país esteja sob controle, pesquisas do Ministério da Saúde indicam redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais.
No Brasil, foram identificados 38,7 mil novos casos novos em 2011, com taxa de incidência de 20,2 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, também ocorreram 12.044 mortes no país. No Rio de Janeiro, o número de casos registrados da doença foi 5.068 e a taxa de incidência de 31,5. O número de óbitos no estado fechou em 1.700, em 2011. (De Agência)