O presidente Lula sancionou o projeto de lei 858/2024, que cria o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social e a investimentos para conclusão da ferrovia Transnordestina, obra que beneficiará a escoamento de grãos do Piauí, ligando o estado aos Portos de Pecém (CE) e Suape (PE), por ferrovia. A assinatura aconteceu durante a visita do presidente a São Gonçalo do Amarante (CE).
A obra da Transnordestina foi retomada no atual governo Lula e a nova lei permite colocar mais recursos e investimentos na obra. O texto permite que o Banco do Nordeste (BNB) empreste recursos e financie a conclusão da obra. O valor a ser liberado é R$ 3,6 bilhões, suficiente para a conclusão da ferrovia, em 2027.
A obra terá uma extensão total de 1.206 km e foi incluída no Novo PAC. A ferrovia é considerada a principal obra estruturadora para o desenvolvimento do Nordeste, pois vai ajudar no transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério. Ela liga o sertão ao mar e cortará 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
Previsão
A primeira fase da obra será concluída em 2027, com interligação da cidade de Eliseu Martins (PI) ao Completo Industrial e Portuário do Pecém (CE). A previsão do governo é que segunda etapa seja concluída em 2029. No estado do Ceará, a Transnordestina planeja operar três terminais de carga, abrangendo também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores da região. A localização de um terminal voltado para grãos já está definida entre Iguatu e Quixadá, enquanto os outros dois, destinados a combustíveis e fertilizantes, serão determinados posteriormente.
O trecho pernambucano da ferrovia, de Salgueiro ao Complexo de Suape, foi excluído da atual concessão, mas será construído pelo governo federal. Está orçado em R$ 4 bilhões e também faz parte do Novo PAC. (Fonte: Cidade Verde.com)
Duvido terminar essa obra,o dinheiro vai sumir como sempre e nada vai ser feito.
De fundo esse governo entende!
Quem mais gosta de um fundo pra chamar de seu é Janja.
Lula heroísmo sem precedentes. Inquestionavelmente o melhor politico desse país. O pobre que o diga.
A Transnordestina, projetada ainda no primeiro período Lula, foi esquecida por anti-Nordeste Temer(oso) e Bolsonaro – dois espécimes do pior que a Humanidade produziu. Roubam recursos públicos sem o menor ressentimento de condenar milhões à miséria. VOLTA a esperança de que nossos trilhos voltem ao foi há 50 anos: ligar Ceará (Fortaleza, na época) à Pernambuco (Recife). Eu vi. Eu viajei de trem.
Esse José Menino debe ter fumado muita folha para dizer que Bolsonaro não fez nada por esta obra ai,o mesmo di, que teve roubo,o roubo teve e foi no tempo dos Nove Dedos, na realidade se ele lê só ver as notícias de desviou já neste governo ,acorda jujujujujumento.
TUDO isso, para desviar bilhões do povo! Cara dos PTralhas! Quanto mais “PACs”, mais roubalheira! E nunca terminam!
Da mesma forma que a TRANSPOSIÇÃO, que precisou Jair Messias Bolsonaro entrar, para CONCLUIR. Mas depois que a quadrilha do stf botou om presidiário de volta, o PT fechou as águas, para voltarem a desviar dinheiro público com os CARROS-PIPAS!