O Governo Federal divulgou ontem (29) a programação do encontro que realizará, na próxima segunda-feira (2/12), em Gravatá (Agreste), com prefeitos de municípios pernambucanos. A reunião tem o objetivo de repassar informações técnicas aos gestores locais para facilitar as parcerias entre a União e as prefeituras.
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati (foto), e o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que está cotado para substituir o titular Alexandre Padilha na reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff está preparando, foram confirmados.
“Esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria entre o governo federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades”, afirma Ideli.
Técnicos de 12 ministérios, além de representantes da Funasa, Controladoria-Geral da União e Caixa Econômica Federal, estarão à disposição dos prefeitos e de seus assessores para prestar esclarecimentos sobre as parcerias firmadas entre os municípios e a União.
A ideia é orientar os novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações foram realizadas em todos os estados do país.
Na programação do encontro, estão previstas palestras sobre o Regime Próprio de Previdência dos Municípios, políticas para a saúde e para a educação. Os prefeitos e suas equipes ainda terão acesso às salas de atendimento, onde os técnicos dos principais ministérios do Governo Federal darão informações personalizadas para esclarecer as dúvidas de cada município.