A presidente Dilma Rousseff só chegará a Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, na sexta-feira (21). Mas um dia antes uma equipe do governo federal promoverá uma visita técnica à Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
O evento será feito para jornalistas credenciados, os quais terão a oportunidade de conhecer de perto o ciclo de funcionamento da EB e seus componentes. As equipes poderão realizar imagens em todos os pontos, com o acompanhamento de um técnico disponibilizado pelo Ministério da Integração Nacional (MIN).
A primeira EBI-1 do Eixo Norte do projeto de integração já foi concluída. O governo entregará a estrutura nesta sexta-feira (21), com o acionamento de uma motobomba. Nessa primeira etapa, a água seguirá por 45,9 quilômetros até o reservatório de Terra Nova, localizado em Cabrobó (PE).
Segundo informações da assessoria do MIN, A obra vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Dados de julho apontam 77,8 % de avanço físico, com 9.980 trabalhadores contratados nos dois Eixos. Mais de três mil máquinas estão em operação. O projeto é composto por 477 quilômetros de extensão, organizados em dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217. (foto/reprodução arquivo)