Governo incentiva geração de energia eólica às margens do São Francisco

por Carlos Britto // 21 de setembro de 2009 às 09:02

eolicaCriar um mecanismo para uniformização de processos de regularização fundiária no sentido de dar celeridade à implantação de projetos de energia renovável no interior da Bahia, dentre eles o Parque Eólico do Japão, no município de Glória,  Mesorregião do Vale  São  Franciscano,  que está em fase inicial.

Esta foi a proposta apresentada pelo secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Roberto Muniz, atendendo ao pleito de investidores do ramo e que estiveram presentes no seu gabinete nesta semana. Participaram do encontro representantes da empresa Sowitec do Brasil e o deputado federal Mário Negromonte.

A iniciativa deverá viabilizar importantes investimentos, é o que avalia o gerente da Sowitec, Ramiro Paulino. “Seria uma sinalização boa para os investidores saber que o estado estaria se estruturando para melhor atendê-los”, declarou Paulino. A empresa possui mais de 20 projetos no estado a serem implantados.

Para garantir a viabilidade desses projetos e uma renda extra ao homem do campo, empresários apostam no arrendamento de terras, mensurado em potência instalada, e não na compra. “Para cada megawatt gerado, o produtor/proprietário receberá R$ 6,5 mil ao ano”, garantiu o representante da Sowitec.

A proposta inicial do Parque Eólico do Japão no município de Glória, às margens do rio São Francisco, prevê a implantação de 20 turbinas de 2,5 megawatts cada, totalizando 50 megawatts. A energia eólica possibilita, para cada 100 watts de geração implantada, a criação de cerca de 250 empregos na construção do parque e 100 empregos para sua manutenção. O Parque Eólico de Glória, ainda em fase de implantação, é uma iniciativa da Prefeitura e conta com o apoio do Governo do Estado.

Governo incentiva geração de energia eólica às margens do São Francisco

  1. Alexandre Cardoso Garcia Leite disse:

    Uma notícia boa em pleno início de semana. Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa!

  2. marcos disse:

    em qual estado fica Gloria?

  3. Feeling disse:

    Fica na Bahia.
    Ótima noticia, pode até chegar a zona rural de Juazeiro!
    Já que a empresa possui mais de 20 projetos no estado a serem implantados.

  4. Rômulo disse:

    No início da matéria fala que o projeto é no interior da BAHIA. Glória fica próximo a Paulo Afonso.

  5. RICARDO FREIRE disse:

    rsrsrsrsrsrsr TEM ALGUEM MAL INFORMADO AI GLÓRIA FICA EM ALAGOAS rrsrsr, ESSE SISTEM DE ENERGIA TAMBÉM VAI SER IMPLANTADO EM “SOBRADINHO” NA BAHIA PRÓXIMO A 50 KM DE PETROLINA-PE , A CIDADE DE SOBRADINHO VENTA MUITO CHEGANDO A TER VENTOS DE 50 KM NA PARTE SUPERIOR DA BARRAGEM.

  6. Abelardo Nobre disse:

    Caro Ricardo Freire, pode até ser que exista uma municipio chamado de Glória em Alagoas também, mas nesse caso é Glória na Bahia sim, como foi dito acima próximo a cidade de Paulo Afonso. Bastar ver também o nome do secretário de agricultura que é da Bahia e não de Alagoas como você afirma, além de que o deputado federal Mário Negromonte foi eleito pela Bahia, e sua esposa Ana Vilma é prefeita de Glória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. No tempo em que tinha políticos de verdade, hoje só tem ratos.