Para garantir o ordenamento e a segurança na 5ª Cavalgada Zuca Cordeiro 2024, marcada para ocorrer no Distrito de Bela Vista, em Granito (Sertão do Araripe) neste sábado (21), a prefeitura e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) se comprometeram com o Ministério Público (MPPE), através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a ter determinadas atitudes para evitar excessos e eventuais atos de violência no evento. A cavalgada deve começar às 21h e encerrar pontualmente às 3h do domingo (22). Ao término, deverão ser desligados todos os equipamentos sonoros existentes no Pátio Zuca Cordeiro, durante o período de dispersão da população.
A PMPE deve também providenciar e disponibilizar a estrutura operacional necessária, desde o planejamento até a execução das ações relacionadas ao policiamento ostensivo, além de auxiliar aos organizadores do evento no cumprimento dos horários de encerramento dos shows, bem como na fiscalização do uso de vasilhames de plástico pelos comerciantes e público em geral.
Outro dever dos policiais é coibir a emissão de sons por meio de equipamentos sonoros em estabelecimentos comerciais, barracas ou automóveis, dentre outros, após o horário de encerramento de cada evento.
Segundo o documento proposto pelo promotor de Justiça André Jacinto Almeida, à prefeitura cabe instalar banheiros químicos em quantidade suficiente para atender o público esperado; organizar e cadastrar os vendedores ambulantes propiciando, a estes, instruções quanto à proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de idade e quanto à proibição de uso de recipientes de vidro no local das festividades; garantir o controle de produtos em vidros; promover controle de acesso do público ao evento, com a realização de revista individual por segurança privada, composto de homens e mulheres; entre outras medidas.