Greve dos trabalhadores da construção pesada afeta obras na região Norte da Bahia

por Carlos Britto // 16 de abril de 2012 às 17:02

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (16), em Salvador, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav), decidiu pela manutenção da greve geral deflagrada no último dia 12, no estado.

A decisão vai afetar obras da Arena Fonte Nova, na capital baiana. A construção de ferrovias, saneamento básico e casas populares também estão paralisadas, já que a adesão ao movimento é de quase 100%. Na região Norte da Bahia a greve afeta a construção de parque eólicos para geração de energia, na zona rural de Sento-Sé, e também reformas na BR-407, próximo a Senhor do Bonfim.

O Sintepav  entregou à classe patronal, desde janeiro de 2012, a pauta de reivindicações da categoria para a data-base de 1º de março. Decorridos mais de 70 dias, e após seis rodadas de negociações diretas, as partes não chegaram a um acordo.

Como prova de maturidade e busca da negociação e, ainda, em face do comprometimento dos trabalhadores com o cronograma de importantes obras, o Sintepav propôs uma última rodada para o dia 10, buscando uma composição que evitasse o conflito, mas não houve acordo e os trabalhadores definiram deflagrar greve por tempo indeterminado em todo o estado“, declarou José dos Santos, diretor do Sintepav na região de Juazeiro.

Na Bahia, são mais de 30 mil trabalhadores da construção pesada, distribuídos em 301 obras com mais de 300 empresas, com valor de investimentos globais próximo dos R$ 20 bilhões. Entre as principais obras que estão paralisadas com a greve em todo o estado estão a Arena Fonte Nova, Via Expressa, Via Bahia, Polo Naval, Parques Eólicos, Ferrovia Oeste-Leste, Metrô, projetos de distribuição de água – entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…