Com 117 mandados de prisão cumpridos até 31/08/2023, o Grupo de Capturas da Polícia Federal (PF) começa o segundo semestre com uma marca inédita na Superintendência Regional em Pernambuco. Os índices expressivos de produtividade colocaram o Aeroporto Internacional de Guararapes, no Recife, no terceiro lugar em número de prisões efetuadas nos aeroportos brasileiros neste ano, ficando somente atrás dos aeroportos internacionais de São Paulo e Brasília.
Os mandados cumpridos referem-se a condenações por roubo, tráfico de drogas, homicídio, entre outros crimes. De janeiro a julho de 2023, a PF cumpriu, em todo o país, 6.873 mandados de prisão/captura de foragidos da Justiça, número que já supera em muito os 4.084 mandados cumpridos em todo o ano de 2022 – um aumento de 60% de prisões de foragidos.
Os resultados são decorrentes da criação, há quatro meses, de grupos de capturas em todas as Unidades da PF, providas com efetivo dedicado preferencialmente à realização de ações de localização e prisão de procurados pela Justiça Nacional. As ações de capacitação de efetivo estão previstas para o restante do ano e também para 2024, visando a aumentar o número de policiais engajados na atividade.