Mesmo com os recentes números divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) apontando uma redução da criminalidade em Pernambuco, os números no Estado ainda são alarmantes. Por conta desse cenário, um grupo formado por profissionais de diversos segmentos decidiu lançar nesta terça-feira (8) às 14h, no Recife, o Movimento Pernambuco no Combate à Violência (MCV). O ato de lançamento acontecerá no escritório da assessoria jurídica do MCV, localizado à Rua São Salvador, 186, Bairro do Espinheiro.
Na ocasião, serão apresentados os membros do movimento: Pietro Duarte e Renato Hayashi (advogados); Bárbara Pedrosa e Martina Arraes (jornalistas); Michel Felipe e Andrea Ribeiro (empresários); Késia Araújo (professora); o capitão e o comissário da polícia civil, delegado Rômulo e soldado Edvaldo; respectivamente; e o fundador e coordenador, delegado Rossine.
A ideia surgiu após diversas visitas a cidades do Litoral ao Sertão do Estado, quando se constatou que a segurança pública precisa urgentemente de sérios investimentos na estrutura policial e valorização dos policiais, além de mudanças nas legislações penais no sentido de endurecer as penas para crimes violentos.
Dados
De acordo com os dados apresentados pelo próprio governo em relação a 2021, o índice dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foi de 33,8 mortes por 100 mil habitantes. Já com relação aos roubos, foram registrados 432 Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs) por 100 mil habitantes.