Grupos folclóricos do Sertão são recebidos por secretário de Cultura de Pernambuco

por Carlos Britto // 01 de abril de 2019 às 21:00

Foto: Carlos Medrado/divulgação

Os Reisados do Saruê, do Curral Novo, da Mestra Maria Jacinta, o Reis do Inhanhum, o Ponto de Cultura Coripós, a Secretaria Executiva Cultura de Santa Maria da Boa Vista e o Reisado de Lagoa Comprida (de Afrânio) foram recebidos na última sexta-feira (29/03) pelo secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto. O encontro teve na pauta a retomada de ações voltadas para o ciclo natalino e o fortalecimento dos Reisados no Estado.

O Sertão do São Francisco concentra 12 grupos ativos de Reis – em Santa Maria, cinco deles mantêm viva a tradição. Para Emília Lopes, mestra do Reisado do Inhanhum (que tem mais de 200 anos de história e reconhecido como Patrimônio Vivo em 2017), “é uma oportunidade de ouvir e ser ouvida, de contar nossas histórias, e o trabalho que a gente está fazendo de ensinar as crianças, já temos mais de 40 brincando com a gente para o Reis não se acabar“, enfatizou.

Freire Neto falou da ideia de retomar o Ciclo de Natal como política de Estado para cultura, através de uma convocatória que contemple e fortaleça grupos desse período, a exemplo do que acontece nos ciclos carnavalesco, das Paixões e junino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários