Guilherme Coelho apela a ministro contra reajuste na cobrança da água para irrigantes do Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2017 às 17:00

Em ofício encaminhado esta semana ao ministro José Sarney Filho, do Meio Ambiente, o deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE) está fazendo um apelo para barrar o aumento do valor da outorga da água, que afeta diretamente os irrigantes do Vale do São Francisco.

Os novos valores de outorga para 2018 foram aprovados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e preveem aumentos percentuais entre 200% e 800%, referente ao valor cobrado atualmente. No documento, Guilherme considera o reajuste “inadequado”.

“[Esse] reajuste, da forma como está proposto, nos parece inapropriado e incoerente com o momento que o país vive. É mais um ônus para atividade produtiva, especialmente para a agricultura irrigada no semiárido”. Para o parlamentar sertanejo, o mais coerente no momento é encaminhar o caso ao colegiado do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – presidido por Sarney Filho – com o objetivo de suspender a decisão da CBHRSF, até que os distritos de irrigação dos Projetos Públicos da região possam apresentar sugestões complementares, mais realistas com as condições atuais. (Fonte/foto: Assessoria parlamentar)

 

 

Guilherme Coelho apela a ministro contra reajuste na cobrança da água para irrigantes do Vale do São Francisco

  1. JOSE FLORÊNCIO disse:

    PARABÉNS DEPUTADO POR TOMA ESSA ATITUDE EM DEFESA DOS PRODUTORES O SENADOR DE PETROLINA E MINISTRO E OS OUTROS DEPUTADO DEVERIAM FEZAR A MESMA COISA.

  2. Joaseiro disse:

    Um absurdo isso, é o que dá colocar a sede de um órgão fora da bacia que a representa, pois sabemos que a dita sede do comitê da bacia, Maceió, não fica no Vale do São Francisco, fica na bacia hidrográfica de um outo rio. É uma ilegalidade e ninguém ver isso.

  3. Cícero disse:

    Aumentos percentuais entre 200% e 800% no valor da outorga??!! Esse Comitê deve estar de brincadeira… Num momento de instabilidade política e profunda recessão econômica em que se encontra mergulhado o país, vem o CBHSF e numa canetada só mete um aumento exorbitante desse nas costas dos irrigantes, sobretudo o pequeno produtor, é exagero demais, chega a ser imoral, é de ficar indignado, nada, absolutamente, nada justifica aumentar em 800% o valor da outorga de direito de uso da água.

  4. Crítico Construtivo disse:

    Os valores das outorgadas só serve para esse comitê fazer reuniões em cidades praianas, às custas do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários