O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina aumentou no último mês a sua capacidade de atendimento às crianças com síndromes respiratórias. A instituição adicionou 15 leitos pediátricos para receber pacientes do Pronto Socorro Infantil (PSI). Com o incremento, em março, o PSI realizou 3.597 atendimentos – um aumento de 1.197 em relação a fevereiro. A grande parte das crianças atendidas apresentou sintomas gripais, comuns nessa época do ano na região, que vai de fevereiro a julho.
O HDM, que atende a 53 municípios da Rede PEBA (Hospitais de Pernambuco e Bahia), conseguiu disponibilizar os novos leitos através do remanejamento de pacientes internos. Além disso, a equipe médica foi ampliada para quatro plantonistas 24 horas por dia, todos os dias da semana. A equipe multiprofissional também foi reforçada e dois respiradores foram alugados.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o HDM planeja ações para enfrentar a sazonalidade das doenças respiratórias. Uma das ações é a barreira na Policlínica, no Centro da cidade, que recebe pacientes de baixo risco que passam pela triagem do HDM. O atendimento pediátrico é realizado das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.
Mesmo com a barreira na Policlínica, o movimento no HDM ainda é grande, especialmente aos finais de semana, quando as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fechadas. Por isso, a SMS irá reforçar o atendimento nos postos para síndromes respiratórias, disponibilizando mais três unidades de saúde para atendimento de casos mais simples. Isso deve diminuir o tempo de espera dos pacientes que precisam da emergência do hospital.