O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina registrou aumento de 64% no número de atendimentos no Pronto Socorro Infantil (PSI) no mês de março, comparando com fevereiro. Esse crescimento se deu principalmente pelas síndromes respiratórias entre crianças, que vêm lotando o PSI desde o mês de fevereiro, com picos aos finais de semana quando as unidades básicas de saúde ficam fechadas. Foram 3.852 crianças que passaram pela triagem da urgência e emergência do HDM/Ismep nesse período, de acordo com os dados da classificação de risco. Desse número 3.597 pacientes foram atendidos no hospital.
Outro aumento registrado de forma significativa são os exames laboratoriais. Foram 24.410 somente no mês de março. Em fevereiro esse número era de 20.041. O balanço de atendimento de exames calculou 4.396 a mais em relação ao mês anterior.
Neste mesmo período, aumentou também o número de pacientes atendidas na urgência obstétrica. Durante todo o mês foram 1.876 mulheres. Em fevereiro, o número era de 1.689. Foram realizados 576 partos no HDM Ismep – número maior que no mês anterior, quando foram feitos 523 partos.
A unidade também registrou aumento no número de cirurgias eletivas e de urgência. Foram realizadas mais 62 cirurgias de urgência, somando um total de 535 no mês. As eletivas foram 13 a mais, chegando a 82 cirurgias no mês de março. O hospital também realizou mais exames de imagens para auxílio no diagnóstico de pacientes. Foram 2.186 exames no mês, o que representa 248 exames a mais do que no mês de fevereiro. As informações são da assessoria.