O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, que integra a rede estadual de Saúde, bateu recorde em número de cirurgias no mês de novembro. Foram 711 intervenções cirúrgicas – o maior número do ano. A média dos últimos cinco meses é de 623 cirurgias.
O acréscimo em novembro também foi provocado pelo mutirão de cirurgias ginecológicas realizadas aos finais de semana na unidade. “Além das cirurgias já esperadas no hospital, a exemplo das cesarianas, nós ainda programamos 34 cirurgias ginecológicas, como histerectomia, perineoplastia e laqueadura de trompas“, explicou a diretora geral do HDM/Ismep, Daniele Moreno.
Em outubro foram realizadas 687 cirurgias no HDM/Ismep e, em setembro, 663. A unidade médica segue programando e realizando cirurgias ginecológicas e obstétricas em mutirões até maio de 2025. São pacientes que estão na fila, nos municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), que compreendem Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.