O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina iniciou ontem (2) o 1º Simpósio Regional do Banco de Leite Humano. O encontro faz parte das atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que este ano traz como tema central ‘Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham’. O evento é parte da comemoração de 28 anos do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) do HDM.
Para a Dra.Flávia Guimarães, coordenadora do Biama do HDM/Ismep, momentos como esse são importantes, pois proporcionam espaço para relembrar a história e observar o desenvolvimento do projeto. “A gente pode falar da organização da rede de bancos de leite, contar a história do Biama e rever os antigos funcionários que já passaram por aqui. Além disso, conseguimos atingir a população mais jovem e incentivar que outros participem e deem continuidade ao Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno“, completou Flávia Guimarães.
“Vim ao Simpósio em busca de conhecimento para a minha área, e mesmo no primeiro dia pude perceber todo o cuidado com a organização e informação. Já estou tirando muitas dúvidas durante as palestras. O evento está realmente muito bom“, declarou uma estudante de enfermagem.
“O que me motivou a participar do Simpósio foi a troca de experiência, conhecimento e disseminação do que é vivenciado. É prazeroso saber que o nosso banco de leite, que faz parte da nossa instituição, é referência não só na região, mas para outras localidades também“, avaliou declarou uma psicóloga diarista da Univasf Petrolina. O evento segue até sexta-feira (4) no Auditório da Biblioteca da Univasf. O encerramento acontecerá num momento cultural, O ‘Forró do Peito’, com apresentação da Quadrilha Junina Chora Não Bebê, no Espaço de Convivência do HDM.