HDM/Ismep capacita funcionários e voluntários para projeto de ‘Cãoterapia’

por Carlos Britto // 14 de agosto de 2023 às 11:00

Foto: Ascom HDM/Ismep divulgação arquivo

O melhor amigo do homem também pode ser o melhor amigo do Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina. É com esse intuito que a unidade médica está implantando a cinoterapia (terapia com cachorros, também conhecida como ‘Cãoterapia’). Os animais ajudam, e muito, no tratamento de crianças e mulheres no HDM/Ismep.

No hospital estão a cadela Chloe Maria – uma Golden Retriever, de 3 anos – e a cadela Amora, da raça Beagle, de um ano. Ambas já estão circulando pelas enfermarias e fazendo a alegria da criançada. São animais treinados no adestramento básico e obediência, que participaram da seleção e treinamento de Intervenções assistidas.

A zootecnista e adestradora do projeto, Natália Nunes, explica como é feita a escolha dos animais. “Não existe uma raça específica para a cãoterapia. Como profissionais, nós avaliamos o diferencial no comportamento dos animais. A gente começa o treinamento a partir desse perfil de adaptação e convívio com as pessoas“, explica.

A primeira etapa é para que os funcionários e voluntários do HDM/Ismep saibam como lidar com os animais e levá-los até as crianças criando interação entre eles. A gente acompanha com muito critério o estado de saúde dos animais que fazem parte da cinoterapia. Devem estar vacinados, vermifugados, com banhos, tosa e corte de unhas em dia, não ter pulgas e estar com os pelos escovados para uma visita ao paciente”, reforça a coordenadora do projeto, Ingride Lima.

Voluntária do HDM há 12 anos, Ivanilde Emídio está empolgada com o projeto. “Eu estou amando e para mim foi um desafio porque eu não interagia com cães e vou continuar firme“, ressaltou.

Próximos passos

O adestrador Luiz Lopes Neto Júnior, que adestra cães há 13 anos, explica que o treinamento básico é a obediência. “Esses primeiros cães já estão prontos para o trabalho. Mas nós faremos uma seleção para conseguirmos pelo menos 5 cães, para que possamos revezar entre dois e três cães por semana para a terapia“.

Benefícios

A utilização de cachorros é para ajudar em tratamentos terapêuticos, uma vez que a companhia dos cãezinhos pode trazer muitos benefícios à saúde das pessoas. A terapia assistida por cães pode trazer diversos benefícios aos pacientes. Estima-se que apenas 15 minutos de contato de um paciente com o cachorro terapeuta pode ajudar a regular funções e índices do corpo, como: pressão arterial, frequência cardíaca, colesterol, triglicerídeos, estresse e ansiedade.

Para a enfermeira do HDM/Ismep, Jéssica Cardoso, a cãoterapia é de grande ajuda no tratamento dos pacientes. “É uma forma de auxílio ao tratamento das crianças que ficam muito tempo no leito, de forma restrita. É até uma diversão para elas“, acredita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários