HDM/Ismep formará 18 novos médicos especialistas até março

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2024 às 18:32

Foto: Ascom HDM/Ismep divulgação

O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep) – por meio da diretoria de ensino e pesquisa – está na etapa final de formação de médicos residentes do período 2021 a 2024. O programa de residência, implantado há 13 anos, está formando ginecologistas obstetras, pediatras e especialistas em ultrassonografia. Serão 18 novos profissionais até março deste ano.

Rair de Menezes Quirino, 31 anos, natural de Cabrobó (PE), Sertão do São Francisco, é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Recife e fez residência médica em ginecologia e obstetrícia, no HDM/Ismep. O médico conta por que escolheu a instituição para fazer sua especialização. “O HDM/Ismep tem um ensino enriquecedor. Mesmo com as dificuldades da saúde pública, consegue fazer ensino de qualidade sem os recursos que outros serviços têm. São preceptores e residentes dedicados, comprometidos em oferecer um serviço muito importante para a população. É um hospital onde a gente entra como residente, a gente se apega e quer ver o hospital garantindo assistência de qualidade à população da nossa região“, relatou Rair.

Além dele, outros 5 médicos estão se formando em ginecologia e obstetrícia até o mês de março deste ano. Em ultrassonografia, dois profissionais estão concluindo o curso no mesmo período. Na pediatria, o programa de residência médica do HDM Ismep está formando este ano 10 profissionais. Uma delas é Roberta Gomes, a recifense que escolheu Petrolina e o HDM como parte de sua história.

Aos 28 anos, os três de residência médica foram um divisor na vida pessoal e profissional, como parte do relato da médica que recebeu aprovação na residência nesta quinta-feira (25). “O HDM Ismep é referência em todo o Sertão, atendendo muitos municípios com grande quantidade de crianças que chegam aqui para serem cuidadas e a gente tem muitas atividades práticas, porque temos pediatria sem subespecialidades para que a gente lance mão de todos os procedimentos, com muita experiência junto aos preceptores. Em três anos a gente consolida os conhecimentos que na capital, por exemplo, eu percebi que na pediatria se perde na prática clínica“, relatou.

Contribuição

A nova pediatra sai do HDM/Ismep para clinicar em Salgueiro (PE), no Sertão Central, o que traz alegria a quem participa da formação profissional. “Roberta está indo para Salgueiro e isso nos traz alegria em saber que nosso trabalho vai contribuir com a saúde das crianças de outros municípios da região. Nos traz orgulho ver que a formação que nós oferecemos aqui no HDM Ismep vai mudar a vida de crianças para além de Petrolina“, destacou a diretora de ensino e pesquisa do HDM Ismep, Dra.Angélica Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários