O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina está realizando uma série de ações específicas ao controle de infecção hospitalar com seus funcionários. A iniciativa, liderada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HDM Ismep, faz parte do protocolo de infecção implantado em maio deste ano na unidade.
A abordagem ocorre diretamente nos corredores do hospital, onde os profissionais são orientados sobre o descarte correto de resíduos hospitalares e medidas de segurança no fornecimento de materiais, especialmente os perfurocortantes, para prevenir acidentes e infecções.
“A educação permanente é fundamental para evitar acidentes de trabalho e garantir a segurança tanto dos funcionários quanto dos pacientes”, explicou Jaqueline Carvalho, enfermeira da CCIH.
Funcionários como a flebotomista Milena Teles e as técnicas de enfermagem Djanete Rodrigues e Terezinha Souza destacaram a importância das orientações recebidas. Além de atualizar os conhecimentos, eles reforçam a importância do descarte correto de resíduos para a segurança e preservação do meio ambiente. A CCIH do HDM é formada por uma equipe multidisciplinar e tem como objetivo principal reduzir a transmissão de microrganismos patogênicos no ambiente hospitalar.
Gente, isso é mais do que necessário. Está ficando assustador as infecções hospitalares e cirúrgicas. Recentemente teve um caso que um hospital fez transplante de órgãos de um falecido para 5 pessoas que estavam em fila, e todos foram infectados de HIV.