O Hospital Dom Malan (HDM), que integra a rede estadual de saúde em Petrolina, iniciou na segunda-feira (11) a Semana da Prematuridade, marcando o ‘Novembro Roxo’ – mês de conscientização sobre os cuidados com recém-nascidos prematuros. Com o tema “Mais de 13 milhões de bebês prematuros todos os anos: acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”, a ação promove a busca pelo entendimento e o apoio a essa causa, além de fornecer atualizações aos profissionais da área.
A programação do evento inclui palestras e rodas de conversa sobre temas como o Método Canguru e os direitos do prematuro, além de atividades voltadas à saúde mental dos pais e alimentação dos bebês. Também estão previstas ações de vacinação, auriculoterapia e compartilhamento de vivências. A iniciativa conta com a participação de pediatras, enfermeiros, assistentes sociais e residentes, todos dedicados a fortalecer a rede de cuidados intensivos do hospital.
O HDM é referência em gravidez de alto risco para 53 municípios da Rede PEBA (Pernambuco-Bahia), com duas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), que somam 31 leitos para atender os recém-nascidos prematuros e de alto risco que chegam diariamente do bloco cirúrgico e da sala de parto. A UCI externa do hospital, com 12 leitos, recebe tanto bebês prematuros nascidos na unidade quanto recém-nascidos de até 28 dias que precisam retornar para atendimento especializado.
As atividades da Semana da Prematuridade se estenderão até o dia 18 de novembro, com encerramento por relatos de experiências e debates sobre os desafios e avanços no cuidado neonatal, um dia após o Dia Mundial da Prematuridade, realizado em 17 de novembro.