O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina planejou para os próximos dias 2 e 3 de agosto a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Com o tema ‘Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham’, o evento é parte da comemoração de 28 anos do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) da unidade.
Uma vasta programação acontecerá durante a semana, que será aberta no dia 1º, às 8h, na Praça do Jambo, dentro do HDM, com a distribuição dos Laços Dourados e comemoração dos 28 anos do Biama.
Programação
A Semana Mundial do Aleitamento Materno prossegue dos dias 2 a 4 com o 1º Simpósio Regional do Banco de Leite Humano do HDM/Ismep, no Auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Sede – no dia 2, das 14h às 16h30, e no dia 3 das 8h às 17h.
O encerramento acontecerá dia 4 num momento cultural intitulado “Forró do Peito”, com apresentação da Quadrilha Junina Chora Não Bebê, no Espaço de Convivência da unidade médica.
Inscrições
Poderão participar do simpósio estudantes e profissionais de saúde. As inscrições acontecem até o dia 29 de julho através do link disponibilizado pelo Blog. Para submissão de trabalhos, os interessados poderão acessar o link. Os participantes receberão certificado de 20 horas de frequência.
Doação ao Biama
Como parte do evento, o Biama está com uma campanha de doações ao Banco de Leite, que precisa do apoio da população. “Se você apoia e incentiva o aleitamento materno, venha participar de nossa festa. Caso você tenha algum outro objeto físico (novo ou seminovo) a doar, você poderá doar fisicamente aqui no Biama, ou doar através da chave Pix/CPF 19642148404, em nome de Flávia Helena Guimarães“, destacou a coordenadora, Dra.Flávia Guimarães.
A coordenação do Biama ressalta que o banco de leite precisa de freezer vertical, balança pediátrica digital, ar condicionado e purificador de água. Esses itens podem ser doados no banco de leite, localizado no HDM, à Avenida Joaquim Nabuco, s/n, Centro de Petrolina.
O Biama do HDM funciona todos os dias para apoiar as mães com dificuldade de amamentação. O banco também recebe doação de leite humano de doadoras voluntárias, que é pasteurizado e alimenta os recém-nascidos prematuros internados no hospital. Acessando o link, a população poderá escolher como participar da campanha.