Inspirada pela Lei Maria da Penha, a Campanha ‘Agosto Lilás’ tem como objetivo levar informações e promover diálogos que ajudem a identificar e combater crimes contra as mulheres. Em Petrolina, o Hospital Dom Malan (HDM), como unidade materno-infantil, reforça a luta pelo fim da violência doméstica, lembrando que a lei completou 15 anos no último dia 7.
No Brasil, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano. Dados mais gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, nos 161 países pesquisados entre os anos de 2000 e 2018, uma em cada três mulheres é vítima de algum tipo de violência. No HDM, 280 notificações de violência doméstica contra a mulher foram registradas em 2020. Até julho de 2021, já constavam 142.
O acolhimento dessas mulheres nas unidades de saúde é fundamental e precisa seguir um recurso terapêutico relacionado às situações de violência. O Dom Malan é referência dos SUS em Petrolina para os casos e fica aberto 24 horas, com equipe multidisciplinar capaz de oferecer o atendimento necessário para prevenção e tratamento dos agravos desse tipo de violência.
“Temos todo um protocolo interno para casos de violência doméstica e podemos afirmar que oferecemos um atendimento humanizado e em rede. A partir da entrada dessa mulher no HDM, ela pode inclusive acionar os mecanismos de proteção e justiça“, esclarece a supervisora do Serviço Social, Kátia Silene.