Maior maternidade do Interior de Pernambuco, o Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina é também a que mais realiza partos no Estado. Somente no mês de março foram realizados 523 partos, sendo 48,5% desse total através de cesarianas. O HDM é a única unidade de saúde em atendimento materno-infantil de alto risco que presta assistência para uma Região Interestadual do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), com abrangência de 53 municípios, e uma população de mais de 2 milhões de habitantes no Sistema Único de Saúde (SUS).
No último mês, o HDM atendeu 5.462 pacientes. Na triagem obstétrica do hospital foram atendidas 58 mulheres por dia, totalizando 1.801 no mês. Além disso, o Pronto Socorro Infantil do Dom Malan atendeu 3.661 pacientes – uma média de 118 crianças por dia nessa ala.
O hospital possui 10 leitos de UTI Neonatal e Pediátrica, que estão frequentemente lotados. Foram realizados 20.637 exames laboratoriais, 2.072 exames para atendimento de ambulatório e urgências.
A unidade tem clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Materna.
Balanço de fevereiro
No mês de fevereiro o HDM realizou 504 partos, entre normais e cesarianas. Foram realizados 5.330 procedimentos na unidade, entre partos, cirurgias, atendimento de ambulatório e urgências obstétrica e pediátrica.
Aí é covardia. Como é que um único hospital desse porte tenha qualidade em atendimento nessas condições e atender uma região tão grande?
Que os nossos políticos representantes lutem, trabalhem para implementar mais hospitais desse nível em outras regiões para que haja uma melhor distribuição e aí sim ter uma qualidade de atendimento.
E cabe ao povo passar a cobrar o trabalho dos políticos. Eles só funcionam na pressão.