O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina, que integra a rede estadual de saúde realizou 518 cirurgias no mês de junho, de acordo com o relatório mensal de prestação de serviços divulgado nesta segunda-feira (15). Esse número ultrapassa a meta de 510 cirurgias do mês, entre eletivas e de urgência.
O atendimento de urgência e emergência da unidade, que tem gestão do Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), somou 4.168 pessoas em junho. Pelas duas triagens, pediatria e obstetrícia, 2.878 foram atendimentos no Pronto Socorro Infantil (PSI) e 1.648 na obstetrícia.
Também foram registrados 580 partos realizados no HDM/Ismep no mês de junho. A maior maternidade de Pernambuco em volume de partos é referência materno infantil para 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia conveniados ao SUS).
De acordo com o relatório mensal de serviços, foram realizadas 2.176 consultas ambulatoriais em diversas especialidades médicas a exemplo de ginecologia, pediatria, neurologia e psiquiatria. A equipe multidisciplinar composta por profissionais de nutrição, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social e enfermagem somaram 604 atendimentos.
Pronto Socorro Infantil
No Pronto Socorro Infantil o maior número de atendimento ainda é de crianças com sintomas de síndromes respiratórias agudas, que começou a aumentar no mês de fevereiro, se intensificou com a mudança de clima na região e que deve se estender até o final deste mês de julho.