A assessoria de comunicação do Hospital Dom Malan/Imip esclareceu, através de e-mail enviado ao Blog nesta sexta-feira (3), a denúncia do leitor Rogério Espíndula sobre o atendimento na unidade de saúde.
Segundo o leitor, o médico pediatra estaria receitando os medicamentos em um pedaço de papel, enquanto, em outro setor, um enfermeiro queria submeter uma paciente grávida a curetagem sem fazer o exame de ultrassonografia, que havia sido solicitado pelo médico.
Segundo a nota do hospital, as críticas referentes ao atendimento na emergência pediátrica não procedem. Já o procedimento de raspagem ou curetagem uterina seria feito em casos de aborto, com ou sem o exame de ultrassonografia, mas a critério médico.
Vejam a nota na íntegra:
Os atendimentos prestados pelos profissionais desta instituição são realizados de forma de plantão presencial. O procedimento de raspagem/curetagem uterina é recomendado em algumas situações de abortamento, podendo ser realizado, a critério médico, com ou sem exame de ultrassonografia prévio.
A denúncia referente ao atendimento da Emergência Pediátrica desta unidade de saúde não procede. Todas as informações de acolhimento, consultas, solicitação de exames são informatizadas e a prescrição de receitas realizadas de forma adequada para os usuários.
Hospital Dom Malan/Imip
O pior de tudo é a forma como eles tratam as gestantes, passei por isso no dia do nascimento do meu filho, eles tração metas em tipos de parto, por isso deixa as pacientes sofrerem, e quando não tem mais jeito partem para cirurgias…
Foi o meu caso…
nunca passei pela situação de atendimento mais fiz acompanhamento e ouvi diversos casos relacionados ao IMIP..eles tratam os pacientes com descaso como se fossem veterinários lidando com animais que parem os filhotes por sí só..além de vários estudantes fazendo toques numa unica paciente sem nenhuma privacidade..não sei de que forma eles recebem por parto normal,mais provavelmente ou o valor e maior ou a meta,pois eles insistem que os pacientes tenham parto desta forma mesmo sem necessidade..os enfermeiros se acham doutores e que todos que entram ali são leigos dos seus direitos..denunciei diversas vezes e peço para quem passou pela experiencia façam o mesmo..para que assim possamos mudar mesmo que pouco essa deficiência.
eu tive minha filha no ano 2009 e já era um descaso, pois varias enfermeira, tudo acistindo televisão, os medico dormindo, e um monte de mulher pra ganhar bebê , cheguei as 17:hs vir ganhar as 06:hs da manha, ganhei a criança sozinha como varias aconteceu, se fosse pra n ter nenhum medico por perto se soubesse q era assim, teria ficado em casa mesmo, e um monte de enfermeira, tirando onda das das mulheres que tava pra ganha bebê, N FOI BOM FAZER AGORA AGUENTE! ouvir muito isso lá, isso é uma negação, essas enfermeira,não deveria tá no imip n, elas deveria está era no zoologico.
Faltou a nota esclarecer que os atendimentos realizados na Emergência Pediátrica não são realizados por pediatras de verdade. Não sei hoje, mas até pouco tempo não havia um único pediatra na escala do plantão. Apenas médicos generalistas, que atendem como pediatras. Isso por si só já é bem grave em um hospital que prima pelo ensino e é voltado exclusivamente ao setor maternoinfantil. Não é concebível desvalorizar tanto assim a figura do pediatra em um hospital de pediatria.
Uma amiga minha quase perdeu o seu bebê e arriscou sua vida por causa do atendimento desse hospital. O bebê estava sentado (já haviam detectado em ultrassons anteriores) e, mesmo assim, não fizeram uma cesariana, que seria a melhor opção. O bebê nasceu literalmente puxado pelo pé. Uma enfermaria para 8 gestantes possui apenas 3 berços. Os demais bebês tem que ficar na cama com a mãe. Não tem ar condicionado, nem ventilador para as gestantes, que são obrigadas a trazer o seu ventilador de casa ou ficar passando calor. O governo tira o nosso couro através de impostos, que deveriam nos proporcionar retorno com um atendimento, no mínimo, humano. Infelizmente essa é a realidade e a tendência é que só mude pra pior.
E sobre o papel? Não respondeu.
Esse EMIP e um descaso total estive lá com minha esposa que teve um aborto ela com hemorragia chegou la as 10H foi atendida as 17:30 quando não aguentou mais e desmaiou ai foi que tomaram providencias esse hospital e um verdadeiro lixo infelizmente quase todos os profissionais da são igualmente bichos brutos não sabe o que é ser humano com ninguém.
O que eu tenho a dizer é o seguinte: Com que intuito eu Rogério Espíndula, 57 anos, 19 vividos aqui na região iria mentir sendo que vi e só não fotografei por falta de celular meu ou de algum paciente envolvido. Infelizmente não anotei nomes e nem telefones de ninguém, mas a minha vizinha que infelizmente perdeu o bebê continua viva e tanto ela como a sogra dela podem relatar o que se passou dentro do Dom Malam/IMIP, volto a dizer que o médico foi atencioso mas o que ele solicitou foi: Exame de Ultrassonografia e se fosse necessário a curetagem. Como já disse em outro comentário a minha vizinha perdeu o bebê e a curetagem foi feita ontem após o exame de ultrassom, tudo feito no Memorial. Mas me aguardem pediatras do Dom Malam/IMIP irei levar meu sobrinho-neto para se consultar com vocês, ai sim a jeripoca vai piar.
os nossos impostos são aplicados para sermos atendidos, e atendidos com qualidade, A Constituição assegura que a Saúde é uma das prioridades então deveria ao menos ser atendidos com respeito, ja que o País não investe em qualidade, pelo menos aqueles que trabalham nesses orgãos tipo IMIP, Dom Malan, ou seja, as pessoas que estão na frente pelo menos fazer um atendimento de qualidade
Vindo do IMIP não tem nem o que se questionar,gestão da pior qualidade.