Hemope realizará campanha em busca de doadores de medula no Sertão

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2013 às 17:29

hemope petrolinaA Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realizará nesta sexta-feira (4) e no sábado (5) sua primeira campanha para angariar doadores de medula óssea para o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) em cidades do interior de Pernambuco.

Com o tema “Existem vidas dentro de você!”, a campanha, que foi criada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, acontecerá em Caruaru (Agreste), em Serra Talhada e Petrolina (Sertão).

O Redome conta atualmente com 93 mil doadores cadastrados de Pernambuco, mas a grande maioria deles é do Recife e da Região Metropolitana. Segundo o gerente de Interiorização do Hemope, Carlos Costa, a ação deve ampliar a variedade de tipos de doadores. “O objetivo da campanha é aumentar o número de doadores de medula óssea do interior para conseguir uma maior diversificação genética entre os cadastrados, ampliando assim a probabilidade de compatibilidade entre doador e receptor de medula”, afirma.

A campanha tem a meta de conseguir cerca de 4.500 cadastrados no interior. Para viabilizar a ação, uma equipe multidisciplinar, formada por mais de 120 pessoas foi preparada para atender os candidatos nos locais da Campanha. Segundo Carlos Costa, as pessoas receberão informações sobre a doação. “Também serão realizadas palestras para informar os candidatos e conscientizá-los sobre a importância da doação de medula óssea”, explica.

Captação de doadores

Cada cidade terá um ponto de captação de doadores. Em Caruaru, a equipe do Hemope estará no 5º Piso do Shopping Difusora, localizado na Avenida Agamenon Magalhães no Bairro Maurício de Nassau. Em Serra Talhada, os doadores devem se dirigir a Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPT), que fica na Avenida Afonso Magalhães, nº 380, no Centro. Já em Petrolina, o cadastro será feito na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na Avenida José de Sá Maniçoba, s/nº, no Centro.

Para ser doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos, não ter antecedentes de doença neoplásica, hematológica ou infecciosa e estar em bom estado de saúde. O candidato à doação deve comparecer em um dos locais de cadastro das 8h às 17h levado o CPF. (Fonte: G1-PE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários