A Avenida Guararapes, no Centro da cidade, ficou pequena para a quantidade de pessoas que foram prestigiar o desfile em homenagem aos 124 anos de emancipação política da cidade. O evento fez parte da programação festiva realizada, neste sábado (21), pela gestão municipal. Com o tema “Petrolina: uma cidade de Sol e Música”, o tradicional desfile alegórico apresentou para o público, pela primeira vez, um recorte totalmente cultural da trajetória musical do município.
Ao longo do desfile, o público teve a oportunidade de conhecer detalhes da história musical que fez de Petrolina um dos principais celeiros culturais do Estado. Desde 1910, no início da formação da centenária Philarmonica 21 de Setembro, passando pela inserção e presença das mulheres na música local, bem como, pela animação dos grupos de jovens músicos da década de 80, até chegar à contemporaneidade da música atual. Em diversos momentos, a nostalgia tomou conta de algumas pessoas que viveram essas épocas e que recordaram através do desfile, momentos felizes das suas vidas.
O evento contou com a participação de 41 instituições e membros da sociedade civil, totalizando cerca de 3 mil pessoas desfilando, além da colaboração de diversos órgãos da gestão municipal, Gerência Regional de Educação (GRE), instituições de ensino da rede privada e sociedade civil, reunindo um total de 100 profissionais envolvidos na organização.
O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, acompanhou todo o desfile e ressaltou a importância de celebrar o sentimento de orgulho da cidade. “Somos de uma terra de gente que faz coisas incríveis e sempre exige muito. Agora é tempo de celebrar tudo o que conquistamos e esse momento de prosperidade com obras, avanços na saúde, na educação, no social, na cultura. É preciso reafirmar este sentimento de orgulho de ser petrolinense e buscar cada vez mais conquistas para nosso povo“, destacou.
Muito lindo o desfile. O tema me emocionou muito. Se painho fosse vivo. Teria Amado! Más estive lá, escondendo às lágrimas, pois ele também era músico e ver tio Fernando, no carro alegórico. Fazer alusão aos músicas da Cidade, foi fantástico. Independentemente dos que nao puderam estar presentes. O importante, foi a memória da musicalidade. Não me contive! Parabéns a todos que organizaram. PARABÉNS PETROLINA, por cada filho, que canta e encanta. Para nós filhos de músicos, foi GIGANTE o desfile