Homens formam maioria da população economicamente ativa em Petrolina, segundo Múltipla

por Carlos Britto // 09 de janeiro de 2014 às 15:05

comercio petrolinaFinalizando a primeira parte da pesquisa sobre mão de obra em Petrolina, feita pelo Instituto Múltipla em parceria com este Blog, os dados mostram o percentual da população economicamente ativa no município.

Pelos dados, as pessoas ocupadas e aquelas desempregadas que tomaram providência efetiva para conseguir um trabalho nos 30 dias anteriores à pesquisa somam 56%; Entre os entrevistados que não conseguiram trabalho nesse mesmo período, o percentual chegou a 44%. Nessa categoria estão, por exemplo, aposentados, estudantes, pensionistas e domésticas (entre outros).

A população economicamente ativa é maior no sexo masculino (69%); nas pessoas de 35 a 44 anos (82%), entre as pessoas de curso superior (84%) e entre os brancos (60%).

Já a não ativa é maior entre as mulheres (45%); nas pessoas de 10 a 15 anos (90%), nos analfabetos ou nos que lêem e escrevem (69%); e entre as pessoas que se declararam negras (49%).

Metodologia

O trabalho, realizado na sede e zona rural, contou com dois supervisores e sete pesquisadores de campo, que fizeram as entrevistas entre os dias 14 e 19 de novembro de 2013.

A metodologia envolveu uma seleção de setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho). A medida de tamanho é a população residente nos setores. Posteriormente é atribuído um número fixo de entrevista para cada setor censitário e definidas as cotas das variáveis (Sexo, Idade, Escolaridade e Renda Domiciliar). O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários