Os Hospitais Regional de Juazeiro (HRJ) e Dom Malan (HDM), ambos geridos pelo Imip, além da Unidade de Pronto Atendimento e de atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, estão reforçando durante todo este mês no Vale do São Francisco as ações alusivas à campanha do ‘Outubro Rosa’, que alerta para a prevenção e combate ao câncer de mama.
O HRJ organizou uma palestra sobre Prevenção e Detecção Precoce da doença, ministrada pelo oncologista Rodrigo Pinto. Ele alerta que o câncer de mama é o tumor mais frequente em mulheres no mundo, no Brasil e na região Nordeste. “Mudanças no estilo de vida, como melhor alimentação e realização de atividades físicas podem reduzir em até 28% os riscos da mulher desenvolver câncer de mama. Um programa de rastreamento efetivo, com a realização de mamografia feita anualmente pode reduzir a mortalidade em até 25%”, esclareceu.
A superintendente do HRJ, Ana Beatriz Mota Aguiar, ressalta que o Centro de Oncologia da unidade não oferece serviço para tratamento do câncer de mama, mas ela acredita que cumpre o papel de outra forma. “Ajudamos a difundir informações no combate ao câncer, já que as funcionárias da instituição somam 543 mulheres, de um total de 714 colaboradores”, afirma.
Desde o início do mês o Serviço Social, em parceria com a Ouvidoria da UPAE, está promovendo ações que remetem ao tema. Os usuários que chegam à recepção da unidade podem assistir a um vídeo o qual informa a maneira correta de realizar o autoexame e as formas de estimular as mulheres a se prevenirem.
A unidade também receberá iluminação e decoração temática, além de uma palestra com o oncologista que discutirá com as funcionárias a importância da realização periódica dos exames e as maneiras adequadas para a detecção precoce do câncer de mama.
Já no HDM, além da tradicional decoração da unidade com laço rosa, o Serviço Social vai desenvolver, a partir do próximo dia 20, diversas atividades em prol da sensibilização da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Uma delas será a distribuição de material informativo sobre o tema, realização de palestras no Ambulatório e nos grupos socioeducativos, além da encenação de uma peça teatral. As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)
NÃO SOMOS MACACOS!
SOMOS TODOS DOUTORES…
NÃO É ESQUISITO… Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado e/ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?
Não Sejam Preconceituosos e Injustos, RESPEITE-OS!
O CERTO É ASSIM:
Dr. José
Biomédico
Drª. Maria
Enfermeira
Dr. José
Médico
PRECONCEITO NUNCA MAIS!