Os hospitais de campanha das cidades de Petrolina (PE) – estadual e de Juazeiro (BA) – com recursos do município, que são destinados para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) em leitos intermediários do Sistema Único de Saúde (SUS), registraram uma baixa taxa de ocupações nos boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (31/08).
Em Petrolina, o hospital de campanha tem um total de 102 leitos; destes, 6 estão ocupados – 4 pacientes da cidade sertaneja e dois de outros municípios. Já em Juazeiro, a unidade tem 30 leitos intermediários e nenhum deles ocupados.
Nos mesmos boletins, Petrolina totalizou 4.279 casos positivos da Covid-19, com 3.513 recuperados e 79 óbitos. Em Juazeiro, foram 3.968 casos confirmados, 2.348 curas clínicas e 79 mortos pelo vírus.
Mas, esses números não significam que a pandemia está no fim. É preciso redobrar os cuidados e seguir as medidas sanitárias estabelecidas nos decretos publicados em ambos os municípios.A secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, fez um alerta para a população, durante participação no programa Carlos Britto, na Rural FM, nesta terça-feira (1º). “O momento ainda nos pede cuidado, ainda nos pede reclusão, o momento ainda nos pede realmente cautela. Então, não é porque a gente já está cansado da pandemia que significa que ela acabou, ela não acabou. Ainda não está no momento de baixar a guarda e todos os cuidados inerentes ao momento”.