Hospital de Irecê realiza campanha em prol de doação de órgão e tecidos

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2023 às 13:22

Foto: Ascom HRMDS/divulgação

Em Irecê, no norte da Bahia, desde 2018 o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRMDS), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), é referência para a captação de órgãos e tecidos. Anualmente, através de atividades realizadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o hospital apoia a campanha em prol da conscientização para doação de órgãos, conhecida mundialmente como ‘Setembro Verde’.

Este ano, o hospital promoveu em Irecê, junto com instituições parceiras, uma recente ação na praça Dr. Mário Dourado Sobrinho, conhecida também como Praça do Banco do Brasil, recentemente. Durante o evento foram realizadas atividades lúdicas com faixas e panfletagem destinadas a esclarecer o nobre gesto da doação junto ao público.

Venho expressar a minha alegria e gratidão por ter recebido uma córnea. Sou uma paciente transplantada, antes do transplante eu tinha muita dificuldade, agora é diferente. Sou grata à família do doador. É qualidade de vida, o que não serve para você é uma esperança de vida para quem está precisando. Eu sou a prova viva de que a doação de órgãos transforma vidas”, conta Lucélia Gomes, que recebeu uma córnea e voltou a enxergar após o transplante.

O evento também contou com a Semana Científica Sobre Morte Encefálica, que aconteceu no auditório da unidade, tendo como palestrantes os médicos Fabrício Marques e Ricardo Pondé; as enfermeiras Potira Batista e Raylla Maciel; as psicólogas Ângela Raquel e Jeovana Ferreira. Na ação houve palestras voltadas para os internos do curso de Medicina da AGES, estudantes de Enfermagem da FAI e profissionais Médicos e Enfermeiros dos PSFs de Irecê – além do treinamento com a enfermeira e vice-presidente da CIHDOTT, Lucinete Alves, sobre Protocolo de Morte Encefálica e Acolhimento Familiar para a equipe multidisciplinar assistencial da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários