O Hospital Universitário (HU) de Petrolina, antigo Hospital de Traumas, está a léguas de ser o que nós esperamos. Bem distante.
Mas também está longe de ser a “Geni” que tentam transformá-lo. Aliás, o Traumas tem servido para salvar vidas e promover políticos. Os mesmos que criticam são os primeiros a se posicionar nas portas para colocar os eleitores na frente de quem está na fila, esperando atendimento. Isso dá voto, por indigno que pareça.
O hospital precisa melhorar é sua regulação, porque recebe pacientes de 53 cidades, num raio de 500 quilômetros. Prefeito que quer resolver problema de saúde, em sua cidade, compra ambulância e manda para o HU em Petrolina. Simples assim. Pouquíssimos pagam por isso com a pactuação, e o sistema estrangula.
Quer saber se o pessoal por lá trabalha? pode fazer uma visita. Não precisa passar da sala vermelha para entender o drama da superlotação. Não dá para colocar o problema do HU na conta dos funcionários: estes vivem exaustos e extenuados. Existe, sim, gente com compromisso com a vida.
Por último, já sinalizam para um projeto na Câmara de Vereadores para que o HU pague 500 reais por dia para cada maca retida. Resumo da ópera: Vai piorar, já que o hospital não terá recursos para pagar a multa e vai se recusar a receber os pacientes que morrerão à míngua na porta, sem atendimento. Mais que palanques, precisamos de responsabilidade.
O Traumas precisa melhorar. Médico tem, sim, que fazer tratamento humanizado e se preocupar mais com a vida de quem pede ajuda; político tem que pensar como mais vidas que serão salvas e como atender com mais qualidade e conforto; a Univasf elaborar projetos que façam avançar e promover um aprendizado ã altura dos médicos que se formam ali. Precisamos do envolvimento e da responsabilidade real de todos os agentes que fazem parte dessa engrenagem.
Só atirar pedras pensando no ego pessoal ou na próxima eleição, é covardia. Mais que isso: é baixo e rasteiro.
Parabéns Carlos Britto! Só atirar pedras não é a solução. Aqueles que criticam, principalmente vereadores que se aproveitam para palanques que mostrem soluções dignas e responsáveis, porque até agora só estamos lidando com a irresponsabilidade da Prefeitura, dos Vereadores, da Univasf, dos médicos, dos prefeitos de outras cidades.
Só agora viram que os prefeito do interior usam essa “tática” de “despejar” seus doentes em Petrolina? Isso já acontece desde que Petrolina possuía somente o Hospital Dom Malam para atender a todos! A maioria dos Prefeitos do interior só investem as verbas da saúde em pequenos hospitais que mais parecem postos de saúde (alguns deles nem isso) e na compra de várias ambulâncias para transportar doentes para cá deixando os hospitais da cidade sobrecarregados enquanto “embolsam” (é essa mesmo a palavra exata) pois trabalhei em bancos do interior e vi cheques de Prefeitura saindo para contas de fornecedores da saúde do município e depois dessa contas para contas de políticos e até contas de campanha eleitoral! Essa é a realidade!
tem q se fazer algo por essa situação toda hora morre gente naquele hospital , sem contar os q estão a meses esperando por uma cirurgia q deveria ter sido feita, mandam o paciente para casa e depois nada é resolvido.. tem tbm varios dentro do hospital, esse jogo de empurra ta virando palhaçada tem q se sentar e ver o q cada um com suas limitações pode fazer agora ficar nessa é que num dar!!!!
Sou a favor da multa em cima da maca retira e uma multa pior ainda diante da recusa de um paciente.
Pessoal o problema não é tão simples assim. O HU como descrito anteriormente cobre cerca de mais de 50 municípios, dentre eles municípios de outros Estados, por exemplo Bahia e Piaui. Desta forma é impossível um único hospital suprir as necessidades desta Região de Saúde. É preciso redermarcar a área de abrangência das Regiões de Saúde, a população cresceu mais parece que os GESTORES DE SAÚDE não perceberam. Gente tudo isso é pactuado entre os gestores do SUS seja municipal, estadual e federal, e para isso existe as Comissões Intergestoras Regional, Bipartite e a Tripartite a nível nacional.
O problema todinho é que com a pactuação vem também a divisão (financiamento) desta forma fica os interesses de uma política pequena e mesquinha em detrimento das necessidades do povo.
A maioria dos gestores de saúde são cargos comissionados, resumindo apadrinhamento político, colocam pessoas sem qualificação profissional par assumirem cargos públicos sem terem conhecimento de como realmente funciona o Sistema ùnico de Saúde. Tem muita gente competente sem exercer sua profissão e dar retorno a sociedade do que aprendeu no meio acadêmico, por que não tem nenhuma peixada política. Espero que realmente a reforma política e do Estado aconteçam para acabar com essa imoralidade que existe em noss
O HTU TEM TUDO PRA FUNCIONAR BEM, POIS O HOSPITAL DOM MALAM TINHA MENOS FAMA E MENOS ESTRUTURA E FUNCIONAVA, TODOS QUE CHEGAVA NA URGENCIA ERAM ATENDIDOS E HOJEJ PRA SE RECEBER UM ATENDIMENTO O PACIENTE TEM QUE PASSAR POR UMA TRIAGEM QUE ATÉ ONDE EU SEI SOMENTE O MÉDICO PODE FAZER TAL PROCEDIMENTO DIANTE DE UMA EMERGENCIA, FALO ISSO PORQUE JÁ PASSEI POR TAL CONSTRANGIMENTO, SEM FALAR NA ESPERA QUE TIVE QUE PASSAR PARA FAZER UMA SUTURA NO DEDO. MAIS ISSO ESTAR ACONTECENDO EM VÁRIOS HOSPITAIS NÃO SOMENTE DO SUS COMO PARTICULAR. A SAÚDE DE PETROLINA ESTAR NA UTI, FALTA SOMENTE QUEM TENHA CORAGEM DE CONSTATAR O ÓBITO
Conheço bem esse hospital, passei maus bocados aí com a perna fraturada.
Não verdade, além de ter sido mal recebido, ainda fizeram cara feira pra mim, como se eu quisesse estar ali. Seu eu pudesse, nem em frente desse hospital eu passava.
Ouvi dizer que teve concurso público para provimento de vagas nesse hospital, espero que convoquem os aprovados para tirar esse povo apadrinhado que não atendo a população com devida responsabilidade.
Falando em concurso desse hospital, saiu o resultado final e homologação, alguém sabe me informar quando vai ser a convocação dos novos profissionais, será que é no início do ano, ou vão enrolar até acabar o prazo do concurso?????