Desde o último fim de semana, o Hospital de Urgências e Traumas (HUT)-Univasf aumentou sua capacidade de acolhimento aos pacientes que necessitam de atendimento em alta complexidade. Quatro novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), devidamente equipados com todos os suprimentos necessários, começaram a funcionar através da autorização concedida pelo Ministério da Saúde.
O credenciamento foi feito através de vistoria realizada pelo SUS- Sistema Único de Saúde, que conferiu a capacidade do hospital em manter a assistência aos pacientes, e a gerir os recursos tecnológicos para garantir o bom funcionamento dos leitos.
Os novos leitos estão em funcionamento desde o último sábado (15) e atenderam aos primeiros pacientes que chegaram com queimadura de terceiro grau, traumatismo craniano e doença renal.
O diretor-clínico do HUT-Univasf, Dr. Anderson Armstrong, afirma que no próximo mês, mais seis leitos de UTI entrarão em funcionamento, aumentando a capacidade de atendimento aos casos de alta complexidade. “Todas as UT’Is funcionam com profissionais qualificados e suprimentos de excelente qualidade” afirmou o diretor.
Com a disponibilidade dos novos leitos, o HUT, que atende cerca de 7.500 pessoas por mês, será o hospital público da região com maior número de leitos de UTI adulta – totalizando 26 unidades.
Segundo o diretor administrativo da unidade, Lúcio Leal, o benefício só foi possível porque a Prefeitura de Petrolina se comprometeu a repassar os recursos necessários para a manutenção dos leitos. “A Secretaria de Saúde está determinada a investir o que for necessário para melhorar e otimizar os atendimento no HUT, e isso nos deixa bem a vontade para realizar as melhorias necessárias,” concluiu.
O diretor também garante que no próximo ano, a previsão é iniciar a realização das cirurgias eletivas para todas as especialidades disponíveis, ativando mais 30 leitos para as cirurgias.
Isso sim é um hospital de responsa.
O hospital de Traumas tem potencial para crescer ainda mais. E não basta somente o esforço da Prefeitura de Petrolina e Univasf. É necessário que nossa bancada de deputados ajudem, conseguindo recursos para melhorar ainda mais a saúde de nossa cidade.
Parabenizo a administração da Univasf e a Prefeitura de Petrolina.Pelo que vejo, a saúde de Petrolina está mudando para melhor. Posso da meu testemunho pessoal, porque meu pai fé idoso e foi atendido recentemente no Traumas com uma fratura gravissíma, e graças a equipe de médicos e enfermeiros ele está vivo.
É a nova administração do HUT-UNIVASF começando a mostrar a cara. Algumas pessoas da administração atual fazem o impossível para fazer esse Hospital funcionar. Em alguns anos saberemos se foi uma boa idéia transformar o HUT em um hospital de ensino. Aposto que sim.
Vamos aos fatos… o credenciamento de 30 leitos de UTI junto ao SUS ocorreu no período da administração anterior. ENTÃO NÃO É MÉRITO DA UNIVASF. Segundo se o Sr. Armostrong (do pé quebrado) no próximo mês serãoa tivados mais 06 leitos… ele só esqueceu de citar quando é que serão ativados os 04 leitos restantes. Senão eu mesmo vou denunciar ao SUS que ele pagam por 30 leitos e só temos disponivel no HOSPITAL DE ENSINO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (eles já mudaram no nome, basta ver a fachada do hospital) 26 leitos. Vou exercer minha cidadania e cobrar. Outro ponto a ser lembrado: A prefeitura e secretaria municipal de saude não fazem nada além de sua obrigação em repassar o valor correspondente da UTI para a Univasf, pois os leitos estão funcionando no hospital da Univasf. Além disso também temos de cobrar transperência com a verba da saúde destinada à compra de equipamentos, pois os 300 mil que o MEC enviará ao municipio devido o Hospital ser hospital-ensino são para isso e tem outra verba enviada à prefeitura pela União com essa destinação. E essa verba da união vem sendo desviada faz tempo….. coisas que vem de gestões passadas!!!!!
O diretor Lúcio Leal já está careca de saber que o 3º andar do HUT tem 32 leitos parados e trancados e que o projeto de realização de cirurgias eletivas atrelado ao envio de verba própria para esse destino (de ativar o 3º andar) já vem da gestão anterior, inclusive o 3º andar ficaria exclusivo para ortopedia e neuro-cirurgia. VOCÊS ESTÃO NOVAMENTE ROUBANDO A AUTORIA DE PROJETOS DA GESTÃO ANTERIOR, IGUAL FIZERAM COM O PROJETO JÁ CREDENCIADO DOS 30 LEITOS DE UTI.
Resta saber que pelo menos terão idéia de realizar cirurgias de baixa complexidade, porque em Petrolina se realiza cirurgias de alta complexidade (como neuro-cirurgia) mas no caso de uma hernia de umbigo as pessoas tem de usar o TFD (Tratamento Fora do Domicilio) e irem para Recife. Chega a ser irônico se não fosse um total descaso com o povo de nossa cidade.
Quem mais faz piada de Petrolina e dos profissionais da área de saúde são os médicos de Recife…
Boa notícia! pior que isso incomoda muita gente! cadê os comentaristas da turma do quanto pior melhor? temos que pensar no que há de melhor, esquecer picuinhas e torcermos para que tudo dê certo, também cobrando de todos aqueles que receberam votos para nos representar.
Grande coisa esse HUT, minha mãe esteve hospitalizada nesse lugar e foi pessimamente atendida, ficou 03 dias sentada em uma cadeira pq não tinha leito e nós que compramos a medicação pq eles não tinham, ou comprávamos ou ela morria.
Quem não tiver um plano de saúde que como só o básico na sua feira e passe a pagar um plano pq senão morre. Essa semana fizemos um plano básico p toda a família pq se precisarmos mais uma vez de atendimento, certamente será bem melhor.