Faltando poucos dias para o fim do mês que marca a luta contra o câncer de mama através da campanha Outubro Rosa, o Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, em Petrolina, comemora a quantidade de mamografias realizadas na instituição e pede que as mulheres não descuidem da prevenção. De acordo com a assessoria de comunicação da unidade de saúde, 200 mamografias são realizadas por mês no hospital.
Em outubro, o HDM está realizando uma campanha de sensibilização sobre a importância do exame, que serve para diagnosticar o câncer de mama. A doença se manifesta quando as células deste órgão começam a se dividir e entram num processo de reprodução desordenado. A mamografia faz o rastreamento que proporciona a detecção precoce do câncer.
Para realizá-la, a paciente deve estar com a guia de encaminhamento ou pedido médico e procurar o ambulatório do HDM/Imip de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, onde é realizado o devido agendamento. Depois de fazer o exame, a paciente recebe o laudo em aproximadamente uma semana.
Prevenção
A mamografia é indicada para as mulheres a partir dos 40 anos. A consulta de rotina com o ginecologista e o autoexame também são essenciais para a prevenção e o encaminhamento ao mastologista, médico especialista no tratamento da doença.
Segundo a coordenadora do Serviço de Imagem do HDM, a médica Carolina Prado Diniz, o câncer de mama é a doença que mais mata entre as mulheres, mas, através da descoberta precoce da doença, as chances de cura são maiores. “Com a detecção precoce através da mamografia, observa-se 30% de diminuição da mortalidade por câncer de mama em mulheres acima de 50 anos”, explica. (Foto: Ascom HDM)