A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) participará de um estudo inédito coordenado pelo Hospital do Coração (HCor) de São Paulo e Hospital Samaritano. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde e avaliará a qualidade assistencial nas UTIs.
O estudo Checklist Trial selecionou 152 UTIs brasileiras e o HRJ foi a única unidade de saúde da região selecionada para participar da iniciativa. A ideia é verificar se a utilização de checklists, associada à avaliação de metas assistenciais diárias durante a visita multiprofissional e alertas clínicos, pode reduzir a mortalidade hospitalar de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva.
Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antônio Bandeira, na primeira fase do estudo serão coletados dados de 60 pacientes internados na UTI do Hospital Regional. “Na segunda fase, após apresentação da coleta, parte das UTIs escolhidas receberá treinamento e as ferramentas para aplicar o checklist. Além disso, a nossa participação no estudo resultará em melhorias da qualidade da assistência aos pacientes graves internados aqui”, explicou. (Fonte: Ascom HRJ)