O Hospital Regional Inácio de Sá, localizado em Salgueiro (PE), Sertão Central, inaugurou nesta sexta-feira (18) dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo sete neonatais e três pediátricos, para o atendimento de pacientes que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – incluindo a Covid-19. A abertura das novas vagas faz parte do projeto de expansão da rede de Saúde e constante ampliação de oferta hospitalar aos pernambucanos no Interior do Estado. O suporte intensivo para esta faixa etária é o primeiro da região.
“Os leitos de terapia intensiva já começam a ser disponibilizados para transferência e admissão de pacientes na noite desta sexta-feira, pela Central Estadual de Regulação de Leitos, setor responsável pela distribuição das vagas nas unidades de saúde vinculadas ao SUS. Com essa estrutura, esperamos proporcionar as condições necessárias para a internação dos bebês e crianças mais graves“, afirma a secretária-executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Cristina Mota.
Para colocar em funcionamento a nova UTI no Sertão, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, no início da semana, a instalação de um novo tanque de oxigênio que possui mais que o dobro do volume do anterior, proporcionando maior capacidade de fornecimento do insumo. O armazenamento do gás medicinal era de 3.960 metros cúbicos (m³) e agora é de 9.780 m³. A unidade também foi equipada com 10 novos respiradores, 10 monitores multiparâmetro de sinais vitais, 40 bombas de infusão hospitalares e 7 incubadoras e 3 camas pediátricas.
“Esta inauguração nos coloca como referência no atendimento e tratamento ao recém-nascido e crianças com SRAG. Não podemos esquecer que os investimentos e os ganhos são definitivos para a região. A equipe médica já foi convocada e vamos começar a receber os pacientes nas próximas horas“, afirma a gestora da unidade, Gilcia Nascimento.
Ampliação
Com esta inauguração, o Hospital Regional Inácio de Sá passa de 122 leitos para 135 leitos, sendo 5 de UCI Neonatal; 20 UTIs SRAG adulto; e 10 UTIs Neonatal e pediátrica.