O Hospital Unimed Petrolina (HUP) está completando três anos de existência e comemora o status de referência em procedimentos de alta complexidade e avanços no diagnóstico de doenças, além de se destacar nos últimos anos no cuidado humanizado em consonância com a alta tecnologia. Nesse período foram realizados 13.907 cirurgias e 2.537 partos, muitos destes através do projeto Parto Adequado, uma iniciativa conjunta com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein, o Institute for Healthcare Improvement com apoio do Ministério da Saúde.
Outro momento relevante da história do hospital, segundo o diretor-presidente da Unimed Vale do São Francisco (VSF), Francisco Otaviano, foi em 2021, no período mais difícil da pandemia do Coronavírus. Com quase 11 mil metros quadrados de área construída, 101 leitos de internamento, salas de pequenos procedimentos, centro cirúrgico e UTI, o Hospital Unimed Petrolina dispõe de um completo leque de atendimento.
As especialidades de Pediatria e Obstetrícia, por exemplo, contam com suporte de uma equipe multidisciplinar, médicos altamente qualificados e equipamentos de última geração. Na UTI Neo Natal, leitos neonatais e pediátricos oferecem estrutura para acompanhamento 24h.
O hospital disponibiliza ainda os serviços de um laboratório 24h, urgência 24h e Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) com unidade de hemodinâmica (cateterismo), leitos de observação e cardiologista plantonista e ressonância magnética. Para a prevenção e controle de infecções, o Centro de Material e Esterilização (CME) recebe, limpa, prepara, esteriliza, guarda e distribui os materiais médico-hospitalares, garantindo a segurança dos pacientes e profissionais de saúde.