O avanço da tecnologia e a evolução da medicina no Vale do São Francisco estão tornando tratamentos de saúde mais acessíveis e eficazes. Os médicos neurocirurgiões Allan França e Antônio Vinicius Ramalho Leite realizaram recentemente, no Hospital Unimed Petrolina (HUP), uma Vertebroplastia minimamente invasiva de múltiplos níveis em uma paciente idosa, a qual em menos de 24 horas recebeu alta hospitalar, com a qualidade de vida restaurada.
A paciente, que sofria com fraturas em sete vértebras, dores intensas e limitação física, temia os riscos e o longo período de recuperação de procedimentos cirúrgicos tradicionais. A Vertebroplastia é uma técnica revolucionária no tratamento de fraturas vertebrais, onde um cimento ósseo é injetado diretamente na vértebra lesionada.
Isso proporciona estabilidade, alívio da dor e uma recuperação surpreendentemente rápida. “Esse tipo de procedimento é um divisor de águas, especialmente para pacientes idosos“, explicou Allan França. “Conseguimos proporcionar alívio imediato e segurança, reduzindo significativamente o impacto físico e emocional da recuperação“.
De acordo com Vinicius Ramalho Leite, o procedimento foi rápido e eficaz, com pequenas incisões, apesar de abordar sete vértebras ao mesmo tempo. “Um caso raro com um resultado fantástico. O mais gratificante é devolver ao paciente algo que ele achava impossível: dias sem dor e a possibilidade de retomar a rotina“, concluiu.