Uma série de reclamações dos pacientes de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) relacionadas à policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) passou a se acumular nos últimos dias, após o atendimento começar a apresentar falhas. Com isso, muita gente, chateada com a situação, procurou o Blog para externar o descontentamento.
Em resposta ao Blog, o Hospital Universitário (HU) reconheceu o problema e atribuiu à “grande demanda“. A unidade médica também cobrou à Rede PEBA que realize mais ações para atender a população e lembrou que os serviços da Univasf são de caráter complementar ao SUS.
Confiram a nota:
Os agendamentos de consultas ambulatoriais de pacientes egressos são realizados via telefone desde março de 2017. A medida foi tomada para garantir igualdade de condições a todos os pacientes dos 53 municípios atendidos pelo Hospital Universitário, já que muitos não tinham condições de se deslocar até a cidade de Petrolina-PE apenas para marcar a consulta.
De fato, alguns pacientes têm relatado dificuldades para fazer seu agendamento e isso se deve à grande demanda por atendimentos que a unidade recebe. Os colaboradores do hospital e da Policlínica atendem a uma média de mais de 2 mil ligações por mês.
O HU vem agindo para solucionar os problemas e facilitar as marcações, mas devemos ressaltar que os municípios integrantes da Rede PEBA precisam se responsabilizar e oferecer mais consultas especializadas aos seus cidadãos. Os agendamentos ambulatoriais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, através dos telefones 2101-6514, 2101-6511, 2101-6585 e 2101-6589. Os pacientes que tiverem algum contratempo poderão fazer seu registro na Ouvidoria do hospital, através do telefone 2101-6519, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou através do link falabr.cgu.gov.br.
É de extrema importância esclarecer que, como hospital vinculado a uma universidade federal e, portanto, ao Ministério da Educação, o HU-Univasf possui características específicas: atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoia a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, as unidades hospitalares que fazem parte da Rede Hospitalar Ebserh/MEC, incluindo o HU-Univasf, atuam de forma complementar ao SUS, não sendo responsáveis pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Coronel LEITE está acabando com o Hospital, alguém tem que tomar providências com esse cidadão, não entende nada de gestão hospitalar, até quando?????