O Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está apto a ser credenciado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) para treinamento de residentes médicos, segundo parecer elaborado em visita conjunta do Ministério da Educação (MEC)/SBN. Agora a unidade, que já era credenciada pelo MEC desde 2010 para o curso de residência em neurocirurgia, passa a ter essas vagas reconhecidas também pela SBN.
Os critérios para a certificação incluem visita de avaliadores às dependências do hospital, reunião com coordenadores e preceptores dos Programas de Residências, gestores do hospital e da Secretaria de Saúde e residentes de todas as áreas, além de análise de documentação, e levam em consideração a atenção à saúde, ensino, ciência, tecnologia e gestão.
Em 2013 foram realizadas mais de 300 cirurgias neurológicas eletivas e cirurgias por traumatismo craniencefálico. Dos 134 leitos, 20 são dedicados à neurocirurgia e 12 vagas da UTI destinadas à especialidade. Atualmente, o serviço tem três residentes e o programa tem duração de cinco anos.
Hoje o Hospital de Ensino possui 48 residentes nos programas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia, Ortopedia e Enfermagem. A partir de fevereiro terá também residência médica em Cardiologia. As informações são da assessoria do hospital.
Hospital universitário? E esse individuo com roupa da rua, em pleno campo cirúrgico!! De relógio e tudo mais. Por isso as infecções hospitalares não param de ocorrer. Qta irresponsabilidade!