HRJ poderá contar com residência médica a partir de fevereiro

por Carlos Britto // 12 de dezembro de 2009 às 15:35

Representante do Cerem conversou com médicos 2O Hospital Regional de Juazeiro – HRJ recebeu esta semana a representante do Conselho Estadual de Residência Médica – CEREM/BA, Tatiana Aguiar. O objetivo da visita foi conhecer o corpo clínico e as instalações físicas do hospital para fazer um parecer que irá determinar a possibilidade do HRJ começar a oferecer a residência médica.

A representante do CEREM foi acompanhada pelo superintende Rodrigo Marques, o diretor de Atenção à Saúde/Ensino e Pesquisa, Marcelo Marques; o coordenador de Cirurgias, Breno Cavalcante e a coordenadora de Enfermagem, Priscylla Macedo.

Tatiana Aguiar conversou com médicos e conheceu todos os setores da unidade hospitalar. O próximo passo será encaminhar à Comissão Nacional de Residência Médica o parecer sobre o HRJ. “Se aprovado, a partir de 1º de fevereiro de 2010 começa a funcionar a residência”, informou Tatiana.

Além da perspectiva para a residência médica, no mês de fevereiro terá início o internato de estudantes de Medicina da Univasf, e Enfermagem e Fisioterapia da UPE.

Para o diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, Marcelo Marques, a implantação da residência e do internato na unidade hospitalar vai contribuir para o fortalecimento da qualidade dos serviços. “A presença do estudante e também do residente, qualifica o atendimento no hospital. O estudante estimula os profissionais que estão prestando assistência a se atualizarem constantemente. Outro aspecto, é que o estudante também pode ajudar auxiliando diretamente na assistência, sempre supervisionado pelo médico. Além dos convênios com a Univasf e UPE, está em andamento outro com a Univasf para atender o curso de enfermagem e em andamento com a Escola Agrotécnica para atender técnicos de enfermagem”, informou.

A diferença entre o internato e a residência, é que os internos são os estudantes na fase final do curso, enquanto os residentes são médicos formados que passam por um concurso para ingressar na residência visando a especialização.

Com informações/Crédito ds foto: Ascom HRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários