O Hospital Universitário (HU)-Univasf/EBSERH anunciou, na manhã do último sábado (27), a abertura de dois novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a aquisição de um equipamento de radiografia. A partir de agora, a UTI do HU passa a contar com 18 vagas e o centro de imagens ganha mais autonomia. O investimento, na ordem de R$ 525 mil, foi destinado por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Além da população de Petrolina, cidade onde o hospital está localizado, outros 52 municípios que integram a Macrorregião Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia, no Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), são beneficiados com os atendimentos do hospital. A unidade é porta aberta para urgência e emergência, que inclui politraumatismo, neurologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia e cirurgia geral em média e alta complexidade.
Os atendimentos realizados pelo HU-Univasf ganham mais suporte com os novos leitos de UTI. A ampliação contribuirá também com a retomada plena dos atendimentos em neurocirurgia na unidade, prevista para o segundo semestre de 2024. Os agradecimentos às equipes que atuaram para o alcance destas conquistas foram evidenciados pelo superintendente Julianeli Tolentino, representando o Colegiado Executivo do HU, e pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, que visitou as instalações hospitalares.
Já o chefe do Setor de Paciente Crítico do HU-Univasf/EBSERH, Leonel Batista, destaca a importância dessa ampliação e como a população atendida já está sendo beneficiada, explicando que o aumento de vagas na UTI soma-se ao número total de leitos do HU. “Vai contribuir muito para a nossa região. Esses leitos antigamente eram volantes, quando a gente precisava utilizar o isolamento, abria e fechava leitos internos, diante dos recursos humanos que temos. Hoje, não. A gestão de leitos se torna mais assertiva sem gerar impactos na reserva de leitos de isolamento“, enfatiza.
Exames de Raio X
Com a aquisição do novo equipamento, que utiliza tecnologia de ponta, a Unidade de Diagnóstico por Imagem do HU ganha mais autonomia e eficiência na realização dos exames, além de ampliar a gama de diagnósticos como panorâmicas de membros inferiores e da coluna, exames que não eram possíveis de realizar no hospital. Além disso, o instrumento traz também mais segurança ao paciente, que não precisará ser retirado da maca para a realização de exames. “Dá uma agilidade maior na realização de exames e uma segurança maior ao paciente, como é o caso de não movimentar muito os pacientes críticos que vêm para o setor de Raio X“, destaca o tecnólogo em radiologia do HU-Univasf/EBSERH, Edvan Vieira.