A direção do Hospital Universitário (HU) em Petrolina vem fazendo um alerta sobre os inúmeros casos, nos últimos meses, de golpes aplicados em familiares e amigos de pacientes em unidades médicas de todo o país.
Geralmente, os golpistas entram em contato com as vítimas através do telefone e se identificam como médicos ou enfermeiros do hospital, e comunicam que o paciente precisa passar por algum tipo de procedimento cirúrgico ou que necessita de exames e medicamentos que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os golpistas, então, informam o número de uma conta bancária, na qual deverá ser feito o depósito para o pagamento do serviço.
Ocorrências dessa natureza não foram registradas no HU, mas pensando em garantir a segurança de seus pacientes e familiares, o hospital se antecipa e chama a atenção para esse estelionato. “O HU-Univasf ressalta que todos, absolutamente todos, os serviços oferecidos são custeados pelo SUS. Portanto, não cobra qualquer quantia em dinheiro de seus usuários”, afirma a direção.
O hospital esclarece, ainda, que não fornece qualquer tipo de informação sobre seus pacientes através de contato telefônico, mesmo que seja o familiar mais próximo do paciente. “O setor de Ouvidoria do HU-Univasf está à disposição para receber denúncias, reclamações e oferecer orientações a todos que utilizam os serviços do hospital”, enfatiza a nota.