HU-Univasf oferece minicurso de Impressão 3D para profissionais de saúde

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2024 às 18:32

DCIM100MEDIADJI_0621.JPG

O Hospital Universitário (HU) da Univasf, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realizou um minicurso inédito sobre impressão 3D, focado na aplicação de órteses e próteses. A iniciativa, ocorrida no dia 28 de agosto, faz parte do Plano de Trabalho vinculado ao Acordo de Cooperação Técnica Rede Inova, que envolve instituições como o HU-Univasf e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE).

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conhecimentos teóricos e práticos sobre modelagem e manufatura aditiva, explorando o potencial da tecnologia 3D na criação de dispositivos médicos. A tecnologia de impressão 3D vem sendo integrada no HU-Univasf há cerca de um ano, com resultados positivos no setor de Terapia Ocupacional, onde tem sido utilizada para desenvolver órteses personalizadas para pacientes acamados.

Emanuela Oliveira Spinola, chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-Univasf, destaca que a impressão 3D é uma ferramenta promissora para a saúde, possibilitando o desenvolvimento de dispositivos médicos, modelos anatômicos para cirurgias e instrumentais para prática assistencial. O curso foi conduzido pelo professor Henrique Takashi Idogava, do Colegiado de Engenharia Mecânica da Univasf, e abordou desde os conceitos básicos até a operação de impressoras 3D e o uso de ferramentas de modelagem.

Devido à alta demanda, uma nova turma do minicurso será oferecida no próximo dia 18 de setembro. O evento é voltado para profissionais da saúde, pesquisadores e estudantes interessados no uso da tecnologia 3D em ambientes clínicos. Todos os participantes receberão certificado. A EBSERH, responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais, apoia iniciativas como esta para promover inovação e melhorar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários