HU-Univasf realizará 1º Simpósio sobre Dengue

por Carlos Britto // 01 de julho de 2024 às 11:29

Foto: Reprodução/Google

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vinculado à Rede EBSERH, realizará nesta quarta-feira (3), das 8h às 13h, no auditório da biblioteca da Univasf/Campus Sede Petrolina, o 1º Simpósio sobre Dengue – Diagnóstico, Tratamento e Medidas de Prevenção. O HU é um dos pontos de referência no tratamento da doença na região, em conjunto com a UPA 24h e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Organizado pela equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital, o simpósio é direcionado a médicos e enfermeiros da Rede de Saúde da VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (Geres) e profissionais de saúde do HU-Univasf, e tem como objetivo atualizar profissionais da rede de atenção à saúde sobre o manejo do paciente com Dengue, integrando diversas esferas do conhecimento em saúde coletiva.

Ao todo, estão ofertadas 400 vagas, para os municípios da VIII Geres e para profissionais do HU-Univasf. Para participar do evento é necessário realizar a inscrição através do formulário eletrônico. Para os profissionais vinculados ao município de Petrolina, a inscrição pode ser solicitada junto aos gestores imediatos.

A chefe do Setor de Gestão e Ensino, Luciana Mendes, explica que a motivação para realização do simpósio surgiu a partir da construção do Plano de Contingência da Dengue, no início desse ano. “Percebeu-se a importância de manter profissionais, residentes e estudantes atualizados sobre o cuidado e sobre os fluxos assistenciais da rede de saúde“, disse.

O evento contará com palestras ministradas pelo médico infectologista Samuel Ricarte e pela enfermeira Raquel Loura, ambos do HU-Univasf, de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da VIII Geres, regional de saúde que abrange os municípios pernambucanos de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, totalizando cerca de 475 mil habitantes.

Cenário

De acordo com dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, até 27 de junho deste ano o Brasil registrou 6.148.161 casos prováveis de Dengue. Na região Nordeste, Pernambuco, que é o segundo Estado com o maior número de casos prováveis da doença, já tem mais de 26 mil. A dengue é uma doença viral causada pelo vírus (DENV) do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. Com quatro sorotipos diferentes – DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4 -, a principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. Outras formas menos comuns incluem transfusão de sangue e transmissão de gestante para bebê. É importante ressaltar que não há contágio por contato direto com pessoa doente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários