Chegando aos 15 anos de instalado em Petrolina (a serem comemorados no próximo dia 4 de setembro), o Hospital Universitário (HU) reativou seis leitos de Terapia Intensiva nesta sexta-feira (1º). Com a presença de membros do Colegiado Executivo, gestores e equipes, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HU-Univasf/EBSERH apresentou o espaço, que foi reaberto para melhor acomodação dos pacientes, ampliação da capacidade de internação e fortalecimento das atividades de ensino e pesquisa.
Marcada por discursos de gratidão, a reativação dos leitos foi muito esperada pela comunidade hospitalar e é resultado da atuação de diversos setores em todas as áreas da unidade médica. A entrega representa um momento histórico diante do perfil assistencial do HU, que é singular perante à Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – a Rede PEBA (Pernambuco e Bahia).
“É uma satisfação muito grande ver estes avanços diante dos esforços que estão sendo feitos. Felizmente, com apoio da EBSERH, estamos tendo muitos retornos positivos, incluindo o acréscimo de novas vagas profissionais e o aprimoramento estrutural e tecnológico do HU-Univasf, proporcionando melhores condições de trabalho. Agora estamos em um processo de reconstrução com foco na melhor entrega dos serviços à população, por isso vamos continuar focando na qualidade dos nossos processos“, salientou o superintendente Julianeli Tolentino.
Aumentar a capacidade instalada de leitos é um dos principais projetos do HU-Univasf, sendo acompanhado também pela recomposição das equipes profissionais e da reafirmação do apoio e diálogo constante junto aos municípios, Estados federativos e órgãos envolvidos no processo de atenção à saúde em toda a região. “Ofertar um atendimento público de qualidade na área da saúde envolve muitos critérios complexos e, hoje, temos a certeza que vencemos uma etapa crucial“, sublinhou Saulo Bezerra, chefe da Divisão de Enfermagem.
“Reforço meus agradecimentos à equipe de cuidados intensivos, que é altamente qualificada. Sempre tivemos o desejo de ampliar a UTI para evitar níveis críticos de internação, diante da demanda assistencial que chega até o nosso hospital. A população necessita destes leitos e vamos continuar nos esforçando ao máximo para manter o pleno funcionamento desta estrutura“, destacou Lusineide Lacerda, chefe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto.
Avanços
Ciente dos avanços do HU-Univasf, o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Daniel Beltrammi, valida os resultados alcançados. “Tenho certeza de que este é apenas um passo diante de muitos outros que vamos dar na direção de um HU mais forte e comprometido, de maneira inegociável com a vida, envolvendo genuíno interesse pelo sistema de saúde e pelo ecossistema de ensino, pesquisa e inovação do Vale do São Francisco“, pontua Beltrammi.