Humberto Costa volta a defender vinda de médicos estrangeiros para trabalharem no Brasil

por Carlos Britto // 23 de maio de 2013 às 08:40

senador humbertoO senador Humberto Costa (PT-PE) voltou a defender ontem (22) a vinda de médicos estrangeiros para atuarem no Brasil como forma de suprir a carência desses profissionais no país, principalmente nas cidades do interior. De acordo com Humberto, a prática já é aplicada em países desenvolvidos como Canadá, Inglaterra e Austrália – que contam com 24%, 27% e 30%, respectivamente – dos seus médicos formados em universidades estrangeiras.

No Brasil, porém, apenas 1% dos médicos se formaram em universidades estrangeiras. Não podemos deixar a população desassistida por motivos corporativistas”, disse.

O senador citou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo o qual 58,1% dos brasileiros apontam que a falta de médicos é o principal problema do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele explicou que o Brasil conta com a proporção de 1,8 médicos para cada mil habitantes, número inferior ao de diversos países como Argentina, Inglaterra, Portugal e Espanha.

“A demanda por profissionais nas clínicas e hospitais, nas unidades de urgência e emergência é muito maior do que a oferta desses profissionais. E a situação piora no interior dos estados, isto é, nas regiões menos desenvolvidas e distantes dos grandes centros urbanos”, observou.

Humberto ressaltou que a proposta do Ministério da Saúde prevê duas formas dos médicos estrangeiros atuarem no Brasil: a primeira seria por revalidação do diploma e, no outro caso, o profissional teria sua entrada autorizada no país para atuar restritamente em áreas carentes de médicos. (Fonte: Agência Senado)

Humberto Costa volta a defender vinda de médicos estrangeiros para trabalharem no Brasil

  1. maria betania moreno almeida disse:

    Me admira muito esse médico que sempre foi beneficiado a vida toda, defender esse ponto de vista. Ele que deixou de trabalhar como médico a um bom tempo deixou de valorizar o estudo e o trabalho e quer colocar a culpa de tudo nos mádicos. ou seja você estuda 6 anos depos o governo abre pouquíssimas vagas para residência em seus hospitais escolas que escravizam os médicos são 20.000 médicos para 2.000 vagas, mais 4 a 5 anos de estudo e muitas vezes os médiocs tem que bancar seus estudos se endividando. Depos mestrado e doutorado e ele quer trazer médicos sem vestibular e curso qualquer para o Brasil. É bem típico do PT. Retiraram dinheiro da saúde, os hospitais não têm vagas, não tem exames para diagnosticar e a culpa de tudos são dos médicos. Vão trazer ainda trabalhadores sem condições para concorrer com os estudantes brasileiros sofridos para entrar no vestibular, fazer residência, ets. Você devia realmente se ENXERGAR. Você foi comprado.

    1. Jaqes disse:

      Nossa, nunca vi uma pessoa escrever tanta besteira num parágrafo só. Se vc for uma Médica. Maria Betânia, coitados dos seus pacientes.

  2. VERLANIA disse:

    Se os médico brasileiros só pensam em dinheiro; se só querem ganhar o dinheiro do mundo todo; se querem manter padrão de vida melhor que todo mundo… não querem receber os salários que lhes são oferecidos pra trabalhar com dignidade… então que venham os estrangeiros pra ver se nós que precisamos de médicos que não sejam meecenários podemos receber tratamento mais humano. Que venham médicos que olhem nos olhos do paciente, que os trate com dignidade, que o acompanhem com seriedade em suas necessidades para ter saúde com qualidade. Que venham eles e que esses hipócritas e mercenários daqui abaixem a crista e se curvem um dia para os seus pacientes que lhes sustentam. Sejam bem vindos médicos estrangeiros… e que façam realmente a GRANDE DIFERENÇA!!!

  3. Alves disse:

    Medida acertada,desde que o governo continue aumentando o número de cursos no interior do Brasil para que um dia não dependamos mais dos médicos estrangeiros.Os órgãos de classe dos médicos sempre foram contra o aumento dos cursos de medicina e esse é um dos motivos de ser tão difícil entrar num curso de medicina.O povo é que não deve mais continuar pagando em alguns casos R$ 250,00 por uma consulta ou esperando até 2 meses aguardando uma consulta por planos de saúde.Não entendo o porquê dos médicos alegarem que os planos de saúde pagam muito pouco e eles cobrarem tão caro dos pacientes que pagam a vista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários